abrangência da atropologia

1633 palavras 7 páginas
A Abrangência da Antropologia
A Abrangência da Antropologia

A palavra Antropologia é composta por dois substantivos de origem grega: anthropos= homem; logos= estudo, razão ou lógica. Sendo assim, antropologia significa “Estudo do homem” ou “lógica do homem”. No primeiro significado, a antropologia faz parte do campo das ciências humanas, assim como a Sociologia ou a Economia. No segundo significado, “lógica do homem”, se refere a temas que estão no campo da Filosofia, da Lógica, da Metafísica e da Hermenêutica.
A Antropologia não foi criada pelos gregos, ou seja, não foi criada pelos mesmos inventores da Filosofia. Pois eles se consideravam superiores a qualquer outra cultura, desrespeitando povos e nações vizinhas. Assim, para que surgisse a antropologia, seria necessário que todos reconhecessem o valor que cada cultura apresenta. Séculos depois, a Europa passou por um momento de quase perda de sua identidade medieval; nesse momento ela passou a perceber outros povos, cada qual com seu jeito de viver.
Segundo a filosofia, a Antropologia é um modo de pensar a diferentes culturas do homem, ou seja, pensar sobre o outro. Para entender outras culturas é preciso se distanciar de sua própria cultura, de seus valores e crenças. Portanto, a Antropologia foi criada como um modo revolucionário e radical do homem pensar a si mesmo, superando os preconceitos e receios sobre o que é diferente, pois só assim poderá entender e vivenciar a cultura do outro.
A Antropologia nasceu no campo da Filosofia, sendo considerada a Filosofia da cultura. Com a teoria da evolução, a Antropologia passou a ser pensada como ciência que contribuiria para enquadrar o homem e suas culturas num plano continuo, ou ao menos paralelo ao plano biológico.

Antropologia como Ciência
A antropologia sendo a “ciência do homem”, ela vai estudar o homem no sentido integral de homem e mulher, de coletividade, mas também de espécie da natureza e de ser da cultura e da razão, como objeto de estudo.

Relacionados

  • Zeetetica e Dogmatica
    1108 palavras | 5 páginas
  • Introdução as Ciencias Sociais
    4502 palavras | 19 páginas
  • Metodologia Da Pesquisa E Da Produção Científica
    28082 palavras | 113 páginas
  • HOMENS QUE EDUCAM
    105790 palavras | 424 páginas