Abordagens gramaticais (formalistas e funcionalistas)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGENS GRAMATICAIS (FORMALISTAS E FUNCIONALISTAS)
O Estruturalismo é uma corrente de pensamento que se inspirou no modelo da linguística que abrange a realidade social como um conjunto formalde relações. Essa corrente de pensamento é utilizada para analisar a língua, a cultura, a filosofia e a sociedade. Deste modo a língua é conceituada como um sistema organizado de signos que expressam aideia no aspecto da linguagem.
O formalismo consiste numa linguagem cujo foco versa tão somente na observação e descrição das características estruturais de uma língua, sem considerar sua função.O Formalismo trata a língua como um sistema autônomo. Fernand de Saussure é visto como o iniciador do estruturalismo, especialmente em seu livro de 1916 "Cursos de Lingüística Geral".
OsEstruturalistas consideram a linguagem como um sistema de relação, ou um conjunto de sistemas ligados uns aos outros e que esses elementos não têm nenhum valor independentemente das relações que o ligam.
OFuncionalismo consiste na abordagem linguística que dá importância aos propósitos do emprego da linguagem. O Funcionalismo compreende a linguagem como um instrumento de interação social, usado pelosfalantes com o objetivo de transmitir informações aos interlocutores em geral.
A língua para o Funcionalismo é considerada algo dinâmico, sendo assim sujeita a variações e mudanças. Não só o caráterfuncional da língua é importante, mas também sua dinamicidade. Dessa forma o Funcionalismo leva em consideração na análise toda produção do processo comunicativo, desde o propósito da fala, seusparticipantes ao contexto em que o discurso acontece.
Entre os principais representantes do Funcionalismo clássico, devem-se citar os membros da Escola de Praga como (Buhler, Jakobson, e Martinet), a escolade Londres e Halliday. No âmbito das abordagens Funcionalistas vale colocar em evidencia os nomes Gívón, Heine, Bybee e Traugott. No Brasil destacam-se, entre outros os trabalhos de Ataliba...
tracking img