Abertura de uma empresa de recauchutagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação do negócio
A empresa Racing, é uma empresa desenvolvida para o ramo recauchutagem de pneu para carro de passeio, sendo feito uma recauchutagem de qualidade proporcionando assim, estabilidade, segurança e conforto ao rodar. Tendo diversas medidas para diferentes tipos de veículos.


















Mercado
O mercado de pneus recondicionados é um segmento que nãoencontra crise, justamente porque oferece um produto necessário por um preço mais acessível. Com uma frota mais elevada de veículos, registra um crescimento superior, atingindo um ambiente propicio para a prestação de serviços de recauchutagem de pneus.
O valor de mercado de um pneu recauchutado chega a ser 40% menor que o de um pneu novo, tornando-se um produto interessante para os proprietáriosde veículos que desejam formas alternativas de comprar pneus.















Localização
Com uma unidade de produção de 200m², localizada na região de Diadema (SP). Com um galpão próprio, estacionamento para veículos, local para carga e descarga de mercadoria e conta com serviço próprio de transporte coletivo na redondeza.


















Exigências legais daempresa
O registro da empresa segue nos seguintes órgãos:
Junta Comercial;
Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
Secretaria Estadual da Fazenda;
Obter o alvará de funcionamento;
Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada ao recolhimento anual da Contribuição Sindical Patronal);
o Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social– INSS/FGTS”.
o Corpo de Bombeiros Militar.















Estrutura

Tem uma área de 200m², com ambientes divididos em área de Inspeção inicial, preparação da carcaça, concertos, construção do pneu, vulcanização, inspeção final, área de estocagem de pneus velhos e novos, área para escritório, área para vestiários e refeitórios.

















PessoalNumero de pessoas trabalhando: 14 (o dono, 1 recepcionista e 12 operadores de maquinas).


















Equipamentos

- 2 máquinas de recauchutagem
- prensa de aquecimento e modelação de pneus
- duas matrizes
- torno de raspagem com ajuste para pneus de formatos e larguras diferentes
- caldeira e compressor de ar
















Matéria Prima

Envelopeutilizado no processo de recapagem de pneus, o qual envolve a carcaça a fim de vulcanizar definitivamente a banda de rodagem, e saco de ar e Carbide, borracha de ligação, perfil para estrusora e banda de rodagem camelbeck insumos indispensáveis para o processo de recauchutagem e raspagem de pneus.

















Canais de Distribuição

Venda direta, distribuidores,revenderes, varejo e comércio eletrônico.



















Organização do processo produtivo
1- Recepção e Armazenagem

Os pneus usados (com o piso gasto), são armazenados e identificados pelo nome do cliente ou número.

2- Inspeção Inicial

Os pneus a recauchutar devem obedecer a rigorosos parâmetros de análise, sendo fundamental a qualidade da carcaça para a aceitação darecauchutagem. Assim não podem ser recauchutados pneus usados com defeitos que possam colocar em risco a rodagem posterior. Os testes de verificação no fabrico e na rodagem permitem um elevado controlo de qualidade para que um pneu recauchutado possa efetuar uma circulação em tudo idêntica à de um pneu novo.

Os pneus são sujeitos a uma análise pormenorizada ao seu estado de conservação, verificaçãoda existência de cortes, falhas, zonas frágeis e idade do pneu. Os pneus em bom estado podem seguir diretamente para o processo produtivo.

Os pneus de automóveis estão usualmente limitados a um uso. Se estiverem em boas condições, podem ser recauchutados uma vez.

Os pneus não recauchutáveis podem-se reciclar ou aproveitar para outros fins.

A inspeção da carcaça é a etapa determinante...
tracking img