Abacateiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propagação
As plantas propagadas por sementes dificilmente darão frutos identicos aos da matriz. Assim o melhor método de obter mudas é o de enxertia por garfagem em vez cheio. No preparo das mudasutilizam-se sacos de polietileno de 18x30.
Espaço e cercamento (compasso)
A distância entre as plantas pode variar de 8x9 cm a 10x12 cm. As covas devem ter o,50x0,50 cm.Plantio
Deve ser feito no período das chuvas, acima do nível da sala, depois de retirar as socas plásticas da mudas. É importante interplantar variedades dos grupos A e B que florescem no mesmoperíodo para aumentar a fecundação.

Colheita
O abacateiro começa a produzir no 3º ano após o plantio e a produção adulta oscila entre 200 á 800 frutos por ano. A variedade margarida desenvolvida peloiapar é considerada a mais lucrativa porque seus frutos amadurecem tanrde e alcançam melhores preços plantando-se espécies precoces de meia estação e tardias com polinizadores que flaixecam na mesmaépoca podem se colher frutas o ano todo.

Tratos culturais
No abacateiro normalmente so se faz poda de limpeza. Nafase de formação do pomar recomenda-se o pantio intercalar de culturas anuais ou de legumes para adubação verde.

Colheita
De janeiro a dezembro, com ênfase em abril a maio é realizada normalmenteutilizando escador e tesouras apropriadas ou apanhadores de saco que são utilizados para colher os frutos nas partes mais altas da árvore. Os frutos não devem ser colhidos sem pedunculo os quaisdevem ser aparados deixando-se 6 a 10 mm de seu comprimento para facilitar acondicionamento na embalagem.

Características

Na sua parte aérea o abacateiro possui uma copa aberta, com ramosbifurcados, principalmente no caso de planta enxertada. Sua altura pode atingir até 20 m, com diâmetro do tronco aos 30 anos de até 1 m, porém com menos da metade desta medida na cultura comercial. A casca...
tracking img