aamdeiros

1427 palavras 6 páginas
MODERNISMO BRASILEIRO O Modernismo teve início com a Semana da Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Idealizada por um grupo de artistas, a Semana pretendia colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, ao mesmo tempo em que pregava a tomada de consciência da realidade brasileira. Portanto, a Semana da Arte Moderna deve ser vista não só como um movimento artístico, mas também como um movimento político e social.
MOMENTO HISTÓRICO
- Senhores rurais retornando ao poder.
- Política do Café-com-leite (ora um paulista, ora um mineiro).
- São Paulo sofria uma rápida transformação em decorrência do avanço da indústria.
- Esse surto de industrialização veio a partir da I Guerra Mundial (1914 - 1918).
- Em 1907 existiam 3 358 indústrias. Em 1920 passou a ter 13 336, o que significou o surgimento de uma burguesia industrial muito forte, voltada para a produção e para a exportação do café.
- Aumento no número de imigrantes.
- A população era pressionada pelos ―barões do café e pela alta burguesia, gerando, posteriormente, uma população questionadora de seus direitos.
A REALIZAÇÃO DO EVENTO A imprensa paulista, a 29 de janeiro de 1922, noticiou no jornal Correio Paulistano a organização da Semana e relacionou todos os prováveis participantes do evento. “Por iniciativa do festejo escritor, Sr. Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras, haverá em São Paulo uma ‘Semana de Arte Moderna’, em que tomarão parte os artistas que, em nosso meio, representam as mais modernas correntes artísticas.”
O 1º ESPETÁCULO: 13 de fevereiro de 1922 Aberto por Graça Aranha, intitulado A emoção Estética na Arte Moderna, acompanhada de música de Ernani Braga.
O 2º ESPETÁCULO: 15 de fevereiro de 1922 Anunciava uma grande atração do pianista Guiomar Novaes. Foi realizada uma conferência sobre Arte e Estética, ilustrada com a leitura de textos de Oswald Andrade,

Relacionados