FEBRE AFETOSA

303 palavras 2 páginas
FEBRE AFETOSA Febre Afetosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge principalmente os bovinos de leite e de corte e os suínos. Pode manifestar-se em qualquer idade do animal. A sua ocorrência em humanos é extremamente rara, pois o vírus causador da doença é destruído no estômago, quando carne infectada é ingerida. O vírus causador da doença está na família Picornaviridae, e é do gênero Aphtovirus. A doença é causada por pelo menos 7 tipos de vírus: A, O, C, SAT-1, SAT-2, SAT-3 e Asia-1, que são transmitidos pelo ar, água e alimentos.

TEMPO DE INCUBAÇÃO O tempo de incubação o período de incubação em animais vivos e não vacinados é de 2 a 14 dias, após os quais começam a aparecer sintomas como vesículas e aftas nas mucosas e língua, feridas no úbere e nos cascos.
TRANSMISSIBILIDADE
O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e se dá por contato direto com animais infectados, pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro. A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

TRATAMENTO O tratamento dessa doença é feito com a total desinfecção do local, fervura ou pasteurização do leite destinado ao consumo humano ou de outros animais, tratamento com medicação nas feridas dos animais e tratamento com tônicos cardíacos em animais com muita fraqueza.

FEBRE

AFETOSA

Relacionados

  • Trabalho Vallee
    1225 palavras | 5 páginas
  • Antivirais
    20099 palavras | 81 páginas
  • Bovinocultura
    10367 palavras | 42 páginas