Aacc poesia & teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
AACC – ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS
ALUNA: REJANE FACHETTI TARANHA DE CARVALHO
RA: 1063076















PALESTRA “POESIA E TEOLOGIA”
PALESTRANTE PROF. MS. ALEX VILLAS BOAS



[pic] 
Carlos Drummond de Andrade conhecido como um dos maiores poetas de todos os tempos




2012
Relatório da palestra Poesia e Teologia:

Resumindo a palestra “Poesia eTeologia” ministrada pelo conferencista prof. ms. Alex Villas Boas, podemos sintetizá-la em algumas palavras tais como: poesia, teologia, Deus, místico, mistério, absurdo, vida, morte, objeto, religião, fé, ateu, época, filosofia e literatura.

O palestrante começou abordando sobre Literatura e Teologia ou seja no modo da literatura pensar que ajude a teologia se reformular; literaturas e teologiasnum contexto de apropriações e perspectivas que se interpelam.
- Mudança de época na perspectiva da religião ou pensamento religioso ou pensamento religioso:
- Não entender o que herdamos da nossa teologia que para a nossa sensibilidade contemporânea ficaria difícil tratar do objeto Deus, onde Deus não é o objeto de reflexão mas de revelação, alo que se mostra, se manifesta, se revela: volta avelar-se.
- A busca de conhecimento, a busca contínua sendo a busca com relação a Deus um mistério.
- A busca do místico: fundador de uma religião ocupando o papel de místico fundante e o que se estabelece como elemento da mística fundante: conhecer o Deus que Jesus conhece.
- Caminhos de acesso a esse mistério: mistagogia como o primeiro elemento onde começamos a pensar em teologia como literaturae não como filosofia.
- As narrativas desvelando e revelando o místico do mistério, sendo o mistério um convite; a literatura cristã, islâmica, hindu e judaica dão acesso a esse mistério de forma literária.
- Racionalidade.
- A sabedoria como prática de vida (modo de ser) destaca-se o rito que vem a expressão dogma, do rito, da sabedoria que nos alarga a perspectiva de vida: ética.
- Símbolosrituais: o Cristianismo primitivo (a função do beijo) beijo entre patrícios, mas não entre escravos, mas que depois tratou-se como ósculo por ser diferente do beijo paixão.
Qual o nosso problema com a religião? Nós sofremos enquanto grande religião e esta de transformar-se em teocracia. A base está se constituindo em uma perspectiva cristã.
- Ao transformar o Império em uma teocracia ou seja onde oque se está fazendo o está em nome de Deus, uma conquista cultural do território ocupado, onde se o Império se cristianizar nos tornamos cristãos.
Um exemplo disso na Igreja Católica é um indivíduo que não fosse batizado não poderia sequer ser enterrado em solo cristão e consequentemente nós herdamos o modo de pensar do Cristianismo.
No nielismo tudo é vontade de Deus sendo o que importa mesmo é avida após a morte.
Voltaire cita o “tudo bem”e faz uma crítica quanto a tudo ser a vontade de Deus.
O cristianismo promove um ciclo vicioso, onde eu faço o errado e depois peço desculpas para Deus: crítica de Marx, já quanto a Freud: eu coloco tudo nas costas de Deus (somos como uma gota no oceano e Deus tão grande para nos perdoar e fazer tudo).
Segundo o palestrante, perdemos a experiênciamística tentando explicar Deus, temos inabilidade para assimilar o que o dogma nos diz doutrinariamente sobre a morte, onde fomos entrando em um processo de abstração impactante onde o objeto de reflexão na Teologia não é Deus além do que a Teologia não conseguia provar a existência de Deus.
Agora em se tratando do que vem a ser o absurdo da vida: pensar deus como não sendo absurdo, provar a existênciade Deus, quando não podemos provar pela ciência mas sim pelos milagres, onde buscar a Deus pelo milagre O faz se tornar conhecido a nós.

- Conhecer a Deus através do Fundamentalismo numa proposta de ideias e ritos onde temos que aceitar sem questionar; uma revivência; afetivamente a experiência religiosa e ritualista onde não se admite discussão, não se admite diálogo promovendo assim um...
tracking img