A1 online

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia Organizacional

1 . INTRODUÇÃO
A Sociologia das Organizações é um ramo aplicado da Sociologia que se ocupa de analisar os aspectos sociológicos de Organizações, isto é, de empresas, fundações, órgãos públicos e congêneres.
”A Sociologia é uma ciência que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam osindivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando os indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, interagindo no seu interior.”
A Sociologia do trabalho é o ramo da Sociologia que procura estudar os sujeitos ocultos do ambiente de trabalho, principalmenteas fábricas e os sindicatos estruturados, bem como os fenômenos que surgem das relações de trabalho.
Durante a maior parte da História da Civilização o trabalho foi considerado como uma atividade depreciável. Para o Judaísmo e Cristianismo o trabalho é um castigo divino.
A palavra trabalho evoluiu da palavra ”Tripalium”, castigo que se dava aos escravos preguiçosos. Para o mundoprotestante europeu não latino, o trabalho não é um castigo, e sim uma oferenda a Deus. Os gregos da Idade de Ouro pensavam que só o ócio criativo era digno do homem livre. A escravidão foi considerada pelas mais diversas civilizações como a forma natural e mais adequada de relação laboral. Desde os meados do século XIX, vinculado ao desenvolvimento da democracia e ao sindicalismo, a escravidão deixa deser a forma predominante de trabalho, para ser substituída pelo trabalho assalariado. Com o surgimento de uma valorização social positiva do trabalho, pela primeira vez na história da Civilização.
A partir da Segunda Guerra surgem conceitos da Sociologia do Trabalho: “divisão de trabalho“, “classe social“, “estratificação social“, “conflito”, “poder“. A Sociologia presta atenção e estuda asimplicâncias sociais da relação de trabalho com a ferramenta (técnica e tecnologia). As profundas transformações que derivam do passo do trabalho com simples ferramentas individuais (artesanato), ao trabalho industrial com grandes máquinas (maquinismo), ao trabalho com computadores (sociedade de informação), constituem um permanente tema de estudo sociológico.
O objetivo da Sociologia dasOrganizações é tanto o estudo dos aspectos de uma sociedade que influem na organização e no desenvolvimento das Organizações quanto prover uma melhor compreensão dos fenômenos que ocorrem dentro de uma organização sob um ponto de vista sociológico.
O sociólogo Max Weber inaugurou o estudo da Sociologia aplicado às organizações. Max Weber prognosticou a ascensão da burocracia como forma de seordenar as relações humanas entre si e com a organização, propiciando que objetivos explícitos sejam atingidos. A burocracia, segundo Weber, é uma forma prescritiva de delegar responsabilidades e padronizar a comunicação de acordo com normas predefinidas e impessoais. Weber também saudava o desenvolvimento de leis de propriedade e de instituições de direito em seu tempo, criando o que seria oprincípio do hoje denominado ambiente propício aos negócios e dos marcos regulatórios.
Vale notar que burocracia, para Weber, não carregava o significado negativo de sua menção usual, por exemplo, em reclamações sobre filas de bancos ou na demora no atendimento em serviços públicos. A definição de Weber precede a conotação presente e até mesmo a motivou, visto que esta advém de uma opiniãonegativa sobre o funcionamento da burocracia.

1.1. Burocracia na visão Weberiana
Os principais elementos da estrutura burocrática são:
1) Atividades normais = deveres formais: todas as atividades normais necessárias às organizações transformam-se em deveres totalmente formais, exigindo a cada dia uma especialização maior assim como a maior responsabilidade de cada elemento na execução da...
tracking img