96077 INCLUS O Concep o Princ pios Diretrizes

1034 palavras 5 páginas
INCLUSÃO
- Concepção
- Princípios
- Diretrizes



Processo educacional que se estrutura em função das necessidades dos alunosde qual quer aluno! Não se destina somente aos alunos com deficiência, mas a todos os alunos.

A inclusão acontece quando! 

O professor deixa de ser o contador de historias,o explicador, o cumpridor do programa e passa a oferecer oportunidade de sistematização de experiência onde as rede de experiência passam a ser tecidas juntas.



O professor aprende a formular problemas e a provocar situações vivas na sala de aula.

A aprendizagem é intuitiva, conta com o acaso com o inesperado,
 A aprendizagem é centrada e conescional.  O professor liberta-se da função de burocrata do saber produto da escola fabrica.




Abolimos certo ritualismo que cegam a nós, professores
(conteúdos programáticos, hierarquizados, homogeneizados, avaliação classificatórias, aulas expositivas...) e reaprendemos a cooperar, compartilhar, aceitar,errar, opinar e investigar.



Não temos valores determinados de desempenho porque consideramos a pluralidade um fator relevante para o desenvolvimento da inteligência e do fazer pedagógico.

Isso requer


Extinguir o modelo fabril de escola, onde tanto professor quanto o aluno perdem a autoria sobre seu trabalho tornando-se meros cumpridores de determinações superiores.

Um dialogo livre, plural entre professor e , gestores do ensino e alunos.  Ousadia, acreditar nos talentos, gostar do que faz.
 Não educar para competição mas para colaboração e solidariedade.


LEIS
Constituição Federal de 1988 - Educação Especial - pdf
Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBNLei nº 9394/96 – LDBN - Educação
Especial - txt | pdfLei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial - txt | pdf
Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do AdolescenteLei nº 10.098/94 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de

Relacionados