9475 35264 1 PB

6234 palavras 25 páginas
EDUCAÇÃO SEXUAL: PROBLEMAS DE CONCEITUAÇÃO E TERMINOLOGIAS BÁSICAS

ADOTADAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTíFICA BRASILEIRA

MARY NEIDE DAMICO FIGUEIRÓ *

FIGUEIRÓ, M.N.D. Educação sexual : Problemas de conceituação e terminologias básicas adotadas na produção acadêmico-científica brasileira. Semina: Ci. Sociais/Humanas, v. 17, n. 3, p. 286-293, set. 1996.

RESUMO: Com o objetivo de elaborar o estado do conhecimento da produção acadêmico-científica da
Educação Sexual no Brasil, do período de 1980 a 1993, foi realizada a análise de Dissertações, Teses, livros, artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos. Uma das preocupações foi investigar quais as terminologias básicas adotadas para referir-se ao trabalho de Educação Sexual e quais os conceitos de Educação Sexual presentes nas publicações. Detectou-se a falta de padronização de uma terminologia básica e de uma posição teórica clara e objetiva quanto ao conceito de Educação Sexual.
Além disso, diferenças, incoerências e/ou confusões foram ainda encontradas, em alguns textos, nas tentativas de classificação dos tipos de Educação Sexual. São apresentados subsídios teóricos que direcionam para uma padronização da terminologia básica, conceituação e classificação uniformes e cientificamente válidas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual; conceituação de Educação Sexual; terminologia básica;
Estado da Arte.
1. INTRODUÇÃO
Como parte de uma pesquisa mais ampla, que procurou analisar toda a produção acadêmico-científica brasileira sobre Educação Sexual do período de 1980 a
1993 (FIGUEIRÓ, 1995) percebeu-se, já nas leituras preliminares, que vários termos estavam sendo usados como sinônimos ou em substituição ao termo Educa­ ção Sexual. Entre eles, citam-se: orientação sexual , informação sexual , instrução sexual, etc.
Esse quadro parecia complicar-se ainda m2Js, quando distorções e incoerências também foram identificadas , entre vários autores, nas tentativas de conceituação de Educação Sexual e/ou orientação se­

Relacionados

  • Amalia Camillo Avakian
    38086 palavras | 153 páginas