91694328

1598 palavras 7 páginas
Rio + 20
Rio de Janeiro, Brasil 20 - 22 Junho de 2012
Rio +20 será um dos encontros mundiais mais importantes sobre o desenvolvimento sustentável em nosso tempo. No Rio, nossa visão deve ser clara: uma economia verde sustentável que protege a saúde do meio ambiente, enquanto apoia as realização do Millenium a “Development Goals”(Desenvolvimento de Metas do Milênio) através de crescimento de renda, trabalho decente, e a erradicação da pobreza. Secretário-Geral das Nações Unidas
Ban Ki-moon. O que é a Rio + 20?
A Rio + 20— Um nome curto para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012. É uma oportunidade histórica para definir caminhos para um mundo mais seguro, mais igual, mais limpo, mais verde e mais próspero, para todos.
Vinte anos após da ECO 92 no Rio, onde os países aprovaram a Agenda 21, um plano para repensar sobre crescimento econômico, justiça social avançada e assegurar proteção ambiental. A ONU mais uma vez reúne governos, instituições internacionais e grupos importantes para chegar a um acordo sobre uma série de medidas inteligentes que podem reduzir a pobreza enquanto promove empregos decentes, energia limpa e maior sustentabilidade e utilização mais justa dos recursos.
A Rio + 20 é uma chance de afastar-se da mesmice e agir para acabar com a pobreza, discutir sobre destruição ambiental e construir uma ponte para o futuro.
Desenvolvimento sustentável é “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”.
Brundtland Commission (1987)
Agenda 21 define nove grandes grupos: mulheres, crianças e jovens,; os povos indígenas; ONG; autoridades locais; trabalhadores e sindicatos; negocios e indústria; comunidade científica e técnica e agricultores.
Metade da humanidade vive hoje em cidades. E dentro de duas décadas, quase 60% da população do mundo, 5 bilhões de pessoas,

Relacionados