9122582

700 palavras 3 páginas
O conhecimento de causa e o poder de avaliação da pessoa que faz os primeiros socorros é essencial. Traumatismos, como cortes superficiais ou profundos, pancadas, hemorragias, doenças metabólicas, são os principais acontecimentos que necessitam de atendimento imediato.

Em cortes superficiais e principalmente os profundos, na maioria das vezes, é necessário uma sutura reparadora, que deve ser feita por veterinário. As primeiras medidas a serem tomadas são manter o local limpo, onde devemos lavar com água limpa associada a um desinfetante (o cloro é um dos mais fáceis de se encontrar em fazendas). Pode ser usado, além do cloro, produtos à base de iodo, amônia quaternária, etc.

Se houver sangramento forte, um curativo oclusivo deve ser colocado e mantido sob pressão, para diminuir a hemorragia que deve ser evitada a todo custo.

Em quadros hemorrágicos a primeira medida é sempre estancar o sangramento utilizando gaze ou panos limpos, gelo e água fria em abundância. Nunca utilize produtos como açúcar, pó de café ou outros. Isso só suja o ferimento e dificulta o trabalho posterior. A sutura, da mesma forma, é a única maneira de se controlar o sangramento.

Se houver perfuração do abdômen, as vísceras devem ser preservadas do contato com o solo e até das mãos. O risco de ocorrer uma peritonite é grande e devemos ter muito cuidado, evitando a contaminação.

Em doenças metabólicas os quadros são sempre diversos. Os mais comuns são em conseqüência de intoxicações (ervas, plantas tóxicas, envenenamentos diversos, uréia, etc.) e na maioria das vezes causa empanzinamento (acúmulo de gases no rúmen) que se instalado pode levar à morte em pouco tempo. Quadros hemorrágicos podem existir em decorrência da ação de venenos (cobras) ou raticidas, e devem ser rapidamente tratados com antídotos (Vitamina K ou soro antiofídico). O uso da uréia, hoje muito comum como fonte de proteína na alimentação, nos leva às vezes a quadros tóxicos por ela causado. O vinagre caseiro é

Relacionados