PROBLEMAS BRASILEIROS CONTEMPORANEOS

2989 palavras 12 páginas
CORRUPÇÃO

1) DEFINIÇÃO Define-se corrupção, como uma ação ou resultado de subornar (“dar dinheiro”) a uma ou várias pessoas, tanto em benefício próprio como/ou em nome de outra pessoa. Uma das mais visadas formas de corrupção, é no meio da política. é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. Desvio de poder do governo para outros fins, como a repressão de opositores políticos e violência policial em geral, não é considerado corrupção política. Nem são atos ilegais por pessoas ou empresas não envolvidas diretamente com o governo. Um ato ilegal por um funcionário público constitui corrupção política somente se o ato está diretamente relacionado às suas funções oficiais.

2) FORMAS DE CORRUPÇÃO Existem várias formas de corrupção, como suborno, extorsão, fisiologismo, nepotismo, clientelismo, corrupção e peculato.
Nepotismo - É uma palavra que vem do latim, onde nepos significa neto ou descendente. É utilizado para designar favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Clientelismo - Era um sub-sistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político. O que caracteriza o clientelismo é o sistema de troca. Como nota característica o cliente fica em total submissão ao patrão, independentemente de com este possuir qualquer relação familiar, empregatícia ou qualquer outra.

Patrimonialismo - É a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. O monarca gastava as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governo de forma indistinta, tanto para seu uso pessoal, como para assuntos de governo também.

Suborno - É considerado como a prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante, funcionário público ou profissional da iniciativa privada qualquer

Relacionados