805166503/37

1045 palavras 5 páginas
Compreensão e interpretação de texto. Uso formal e informal da língua. Norma culta. Uso da língua e adequação ao contexto. Recursos expressivos: ironia e ambiguidade. Coerência e coesão textual. Valor semântico e emprego dos conectivos. Vocabulário: uso próprio e figurado da linguagem. Pontuação.
Classes gramaticais. Valor das várias relações estabelecidas pelas preposições. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos). Funções sintáticas. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Posição do pronome átono. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal.
Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia.
ESPANHOL
A prova de espanhol procurará priorizar o uso da linguagem, por meio de textos autênticos e didáticos, em diferentes níveis de compreensão: global, de pontos principais e detalhados. Tendo em vista o enfoque dado à compreensão textual, o candidato deverá mostrar domínio de um vocabulário básico. Os aspectos gramaticais serão testados indiretamente, como acessórios à compreensão dos textos. Assim sendo, as questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato capacidade:

Identificar tipos de textos;

Utilizar estratégias para identificar informações específicas: scanning e para obter o significado geral do texto.
Reconhecer temas centrais e secundários;

Identificar ideias e relações existentes entre elas;

Localizar palavras-chave;

Utilizar informações visuais para auxiliar na compreensão textual;

Reconhecer palavras e expressões com sentido equivalente;

Identificar referências contextuais;

Fazer uma leitura detalhada, buscando conclusões lógicas;

Associar informações, visando à complementação de textos;

Demonstrar conhecimento adequado da estrutura gramatical da língua espanhola, que propicie a compreensão dos textos utilizados na prova;

Deverá o candidato, ainda, aplicar, em relação à compreensão dos textos, conteúdos gramaticais da língua espanhola que

Relacionados