8051

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APD – ARQUITETURA de PROCESSADORES DIGITAIS
Profs. Carlos Eduardo R. de Araujo – Marco Antonio

NOTAS DE AULA – Aula 07

• Interrupções o Características das Interrupções Prioridade Mascaramento Vetoradas e Não-Vetoradas Sinais de Interrupções o Interrupções na família 8051 IE – Interrupt Enable (A8 h) IP – Interrupt Priority (B8 h) TCON – Timer Control (88 h) • Temporizador / Contador oControle de operação dos timers TCON – Timer Control (88 h) o Valor inicial de contagem TL0(8Ah),TL1(8Bh),TH0(8Ch),TH1(8Dh) o Modos de operação dos timers TMOD – Timer Mode (89 h) Modo 0 Temporizador/contador de 8 bits (prescaler 5 bits) Modo 1 Temporizador/contador de 16 bits   Temporizador/contador de 8 bits com recarga Modo 2 automática Modo 3   Temporizador de 8 bits + temporizador/contador de 8bits o Exemplos de utilização dos temporizadores/contadores

i.

Interrupções

A interrupção é um processo de controle do microcontrolador pelo qual se interrompe a execução de um programa que está em andamento sempre que ocorrer um determinado evento interno ou externo. Nesta condição, o microcontrolador passa a executar uma rotina específica previamente programada denominada “sub-rotinade atendimento de interrupção”. Ao terminar a execução desta sub-rotina, o controle volta para o programa inicial no endereço imediatamente abaixo do ponto onde foi interrompido. A vantagem da interrupção está na simplicidade do hardware e do software, pois o sistema não precisa ficar monitorando constantemente o funcionamento de certos periféricos (polling). As interrupções não possuem qualquersincronismo com o programa em execução, e podem estar relacionadas a três fontes: • Interrupção de hardware externo a CPU (periféricos do microcontrolador) • Interrupção de software (instruções ou chamadas do sistema operacional) • Interrupção de hardware interno a CPU (exceções, divisões por zero, etc.)

a) Características das Interrupções i) Prioridade Define a ordem de execução dasinterrupções, no caso de duas interrupções chegarem simultaneamente. Em alguns casos, pode haver o aninhamento (nesting) de interrupções, ou seja, uma interrupção pode interromper outra que já esteja em execução. No entanto, isto somente ocorre se a prioridade da segunda interrupção for mais alta do que a da interrupção que está sendo executada. ii) Mascaramento Procedimento de software que permite inibir aocorrência de interrupções. iii) Vetoradas e Não-Vetoradas As interrupções vetoradas possuem um vetor de interrupção (endereço de início de interrupção) fixo e que não pode ser mudado pelo programador. iv) Sinais de Interrupções Para que uma interrupção ocorra, o reconhecimento dos sinais lógicos pelo sistema pode ser por nível (alto / baixo), por borda (subida / descida) ou por uma combinação destesdois fatores.

b) Interrupções na família 8051 As interrupções do 8051 podem ser habilitadas individualmente (mascaramento), cada uma com dois níveis de prioridade definidos por software. As interrupções são vetoradas, e podem ser reconhecidas por nível ou por borda. Existem cinco fontes distintas de interrupções para o 8051: • Duas interrupções por hardware externo ao microcontrolador,geradas a partir dos pinos INT0 (P3.2) e INT1 (P3.3). • Três interrupções por periféricos internos ao microcontrolador, geradas pelos temporizadores/contadores e pela interface serial.
Interrupção INT0 T/C_0 INT1 T/C_1 SERIAL Tipo de Interrupção Interrupção externa, gerada quando há nível lógico “0” no pino P3.2 Interrupção interna do T/C_0, gerada quando o contador atinge o valor máximo da contagem(bit TF0 setado) Interrupção externa, gerada quando há nível lógico “0” no pino P3.3 Interrupção interna do T/C_1, gerada quando o contador atinge o valor máximo da contagem (bit TF1 setado) Interrupção interna do canal serial, gerada quando o buffer do canal serial está vazio (Tx) ou cheio (Rx) Endereço de desvio 0003 h 000B h 0013 h 001B h 0023 h

O controle e a habilitação das interrupções...
tracking img