78954625414

2088 palavras 9 páginas
REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

1- INTRODUÇÃO
O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus processos, eliminando os imprevistos a fim de assegurar a sua permanência no mercado. Dessa maneira, os comitês diretivos das companhias buscam programas de otimização da manufatura com o objetivo de identificar e reduzir as perdas, diminuindo o custo de transformação, aumentando o faturamento da corporação.
O programa WCM (Manufatura de Classe Mundial), visa através do desdobramento de custos, identificar as perdas da fábrica e definir dentre os dez pilares técnicos do programa, qual é o mais indicado para a redução da perda encontrada. A Case New Holland de Curitiba adotou esse programa e áreas de trabalho foram priorizadas de acordo com o valor das perdas de cada fábrica, tratores e colheitadeiras, da planta. Em ambas as fábricas, a quebra dos maquinários foi uma das perdas mais significativas. Com base nisso e de acordo com os causais desta perda, a manutenção profissional é acionada para atacar as maiores criticidades com a implantação dos sete passos do pilar. A consolidação desses passos visa à obtenção da quebra zero para as máquinas selecionadas.
O presente trabalho visa demonstrar a aplicação da metodologia da manutenção profissional sobre as máquinas da Case New Holland, passo a passo, bem como os grandes resultados obtidos em relação à redução do número de quebras e dos custos de manutenção em apenas um ano de implantação do programa.
Todas as empresas de modo geral têm um objetivo em comum: a maximização de seus lucros. Dessa forma, procuram reavaliar todos os seus processos de manufatura, atacando as perdas identificadas. Porém, um problema muito comum é justamente a identificação dessas perdas. Muitos simplesmente não conseguem enxergar as perdas de seus processos produtivos, e isto ocorre devido a fatores que estão intrínsecos na política de

Relacionados