765478

4084 palavras 17 páginas
Nome: josiane Francisca dos Santos
R.A : 02400000142
Matéria : Competência e Liderança
Prof. : Ana Paula

CONTEUDO 6 AULA 5 : Conceituação

A competência está associada às realizações das pessoas, àquilo que elas produzem e/ou entregam. A competência não é um estado ou um conhecimento que se tem e nem é resultado de treinamento.
Há competência apenas quando há competência de ação. È o saber (conhecimento), saber fazer (habilidade) e querer fazer (atitude) e, principalmente, SABER FAZER ACONTECER. A atitude (querer fazer) representa uma predisposição das pessoas para um objeto, situação ou pessoa, que condiciona a sua atuação ou conduta para o mesmo. Nesse sentido podemos afirmar que atitudes: I. representam uma forma de expressão dos sentimentos internos das pessoas, refletindo a sua posição unicamente favorável, para o objeto, situação ou pessoa. II. são constituídas por três componentes: cognitiva, afetiva e de ação. III. são nos indivíduos uma predisposição de reação que exerce uma influência frente à resposta de uma pessoa à outra, a uma coisa, uma idéia ou a uma situação.
A
A alternativa I está correta;
B
A alternativa II está correta;
C
A alternativa III está correta;
D
As alternativas II e III estão corretas e se completam.
E
As alternativas I e III estão corretas e se completam

Zarifian (2001:68) propõe uma definição para competência que integra várias dimensões, dizendo que a competência é ‘o tomar iniciativa’ e ‘o assumir responsabilidade’ do indivíduo diante de situações profissionais com as quais se depara". Entende que as mudanças fundamentais nas organizações do trabalho são a abertura de espaço para a autonomia e a auto-mobilização do indivíduo. De maneira que a competência ‘é assumida’, resultante de um procedimento pessoal do indivíduo, que aceita assumir seu trabalho e ser responsável por ele.
Com esta definição podemos inferir, portanto,

Relacionados