7492 22255 Unid2

10498 palavras 42 páginas
unidade 2

O gerenciamento e a negociação de crises e conflitos
Objetivos de aprendizagem n Conhecer os conceitos básicos que diferenciam gerenciamento de crise e gerenciamento de negociação.

n

Conhecer os procedimentos do gerenciamento de uma crise e o papel do negociador.

2

Seções de estudo
Seção 1 Conceitos básicos de gerenciamento de crises, negociação, crise e conflitos

Seção 2 O gerenciamento de crises e sua doutrina internacional Seção 3 A negociação de crises e as regras

consagradas a observar na negociação

Seção 4 Doutrina de inteligência e gerência de informação nas crises

gestao_de_conflitos.indb 39

26/7/2011 09:40:03

Universidade do Sul de Santa Catarina

Para início de estudo
Nesta unidade você vai estudar e entender a importância do papel do gerenciador e do negociador quando da eclosão de uma crise.
Este estudo irá permitir a você tomar conhecimento sobre as funções do negociador. Você verá que ele é parte integrante do grupo de gerenciamento de crises. Que o gerente de uma crise é o responsável pelo teatro de operações ou cena de ação, também denominado comandante.
Você também agregará conhecimentos relativos a gerenciar uma crise com reféns. Gerenciar uma crise em que vidas alheias se encontram sob ameaça permanente exige uma preparação especial dos integrantes do teatro de operações. Você perceberá que gerenciar uma crise, por exemplo, do fechamento de uma rodovia em razão do acentuado número de acidentes, torna-se menos complicado, pela singularidade do interesse coletivo, que outros órgãos estatais participarem na resolução da crise. Em que pese apresentar uma aparente simplicidade requer pessoas habilitadas e capazes para uma solução aceitável.
É, também, importante ressaltar que nossas autoridades públicas, que tem o poder discricionário de tomar decisões, respeitando os princípios da administração, tenham o conhecimento da importância da figura do gerenciador de crises, bem como do negociador e que esses profissionais façam parte

Relacionados