7 Maneiras de treinar o seu otimismo 03/0432 por miguel lucas em psicologia positiva

651 palavras 3 páginas
7 MANEIRAS DE TREINAR O SEU OTIMISMO

03/0432 Por Miguel Lucas em Psicologia Positiva

Considero o otmismo uma forma de pensamento virada para o êxito. Este tipo de pensamento nem sempre nos conduz à solução desejada. No entanto, na sua raiz está o desejo de encontar soluções, perspetivar caminhos, abrir horizontes. Não é apenas olhar para o lado bom e positivo das coisas ou da vida. Comporta igualmente a capacidade de olhar para os cenários negativos, mas sempre com uma perspetiva de encontrar recursos que possam potenciar os resultados desejados. O otimismo é absolutamente essencial para a obtenção de sucesso, atender e superar metas, e para o sentimento de realização. Esta forma construtiva de pensar a vida ajuda-nos a lidar com a mudança inesperada, preocupações e stress, e desapontamentos inevitáveis. O otimismo ajuda-nos a aprender com os erros, em vez de nos sentirmos derrotados por eles.

A reter: O otimismo não serve apenas para fazer-nos sentir mais felizes. Ele também nos dá confiança, ajudando-nos a acreditar em nós mesmos e na nossa capacidade de chegar a uma solução.

O trabalho que realizo na preparação psicológica com atletas tem na sua base o desenvolvimento do pensamento otimista. Os atletas aprendem como definir metas, desenvolvimento do foco nas suas prioridades, permanecer positivo, ser disciplinado, e mobilizar recursos para vencer. Os atletas aprendem a cultivar o otimismo e a desenvolver a autoconfiança. Quer no esporte ou na vida em geral o otimismo não só pode ser aprendido, como também poder fazer parte dos processos e estratégias que promovem os resultados positivos.

Quer aprender a ser mais otimista e confiante? Apresento sete estratégias para treinar o pensamento otimista:

1. VISUALIZE UM “FILME” DA SUA VIDA TODOS OS DIAS DURANTE 30 SEGUNDOS
Criar um filme imaginário da sua vida ideal. Inclua o máximo de detalhes específicos sobre como você se vê, como você se sente, onde você mora, o que você está fazendo, o que você

Relacionados