65489786432

531 palavras 3 páginas
FACULDADE ANHANGUERA- SANTA TEREZINHA
Aluna: Karolina de Sousa Pereira RA: 3200494785
Disciplina: Variação Linguística LETRAS - Português e Inglês 3º Semestre

A Mitologia dos Preconceitos Linguísticos: Análise da Variação Linguística no Brasil – Parte 1 - Aula Tema 3

A respeito do mito linguístico número 1, Marcos Bagno afirma que "o monolinguismo é uma ficção" (p. 27). Explique o que o autor quer dizer com essa afirmação.

Para Marcos Bagno, o mito número 1 é o mais sério, pois sua aprovação é muito difícil de ser compreendida, pois até mesmo os famosos intelectuais se deixam enganar por ele, portanto ja foi provado varias vezes que não existe nenhuma língua no mundo que seja uniforme e homogênea. O autor quando diz; "o monolinguismo é uma ficção" (p. 27), ele quer dizer que não existe situação de pessoa que fala apenas uma língua, ou de um país onde apenas uma língua é falada, pois para ele toda língua é viva, dinâmica e está em constante movimentoou seja, apresenta variação em todos os seus níveis estruturais e em todos os seus níveis de uso social.

Compare o mito linguístico número 2 com o mito linguístico número 3.

O mito linguistico número 2, "Brasileiro não sabe português/Só em Portugal se fala bem português", segundo Marcos Bagno está relacionado a um complexo de inferioridade, pois o Brasil foi colonizado por Portugal que é um país "civilizado", então por questão de comodidade falamos “português”, e que atualmente, vem sendo dito “português brasileiro”, sendo que já possuímos nossa gramática, a qual possui uma grande diferenciação da gramática de Portugal.
O mito linguistico número 3, diz que o, “Português é muito difícil”, mas a dificuldade está no estudo das nossas regras gramaticais que se basea de Portugal, que não correspondem ao que realmente falamos e escrevemos no Brasil, portanto so se torna "dificil", por aprendermos algo que não tem significado

Relacionados