5S - cicle bona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLANTAÇÃO PROGRAMA 5S – CICLE BONA

Eduardo Luiz Ramos

Prof. Cátia Rosana Lange

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Engenharia de Produção – Estágio
26/11/2010

1 INTRODUÇÃO

A Cicle Bona é uma empresa familiar, com 10 anos de existência, localizada na cidade de Timbó, atuando na venda de bicicletas, assim como suas peças, para todos os consumidores doVale do Itajaí. Esta empresa deseja atender o mercado com qualidade. Para isso, é necessário melhorar seus processos internos e influenciar seus colaboradores através de um programa de qualidade. Sugerimos a implantação do sistema de 5’S. Este programa de qualidade será implantado em toda a empresa nos setores de oficina, estoque, vendas e administrativo.

O motivo da escolha desta empresase deu primeiramente, pelo fato da desorganização no controle do estoque e de colaboradores inadequados para seu controle. Este processo desencadeou em outros graves problemas: insatisfação do cliente pela falta de peças no estoque, afetando diretamente o faturamento da empresa e desestabilizando o sistema administrativo e de vendas da empresa.

Com a definição dos passos de implantação ea própria implantação da filosofia dos 5’S, buscamos proporcionar à empresa qualidade no ambiente de trabalho da empresa. Desta forma, a qualidade de vida dos colaboradores e a qualidade dos processos podem vir a permitir que a empresa atinja melhores resultados financeiros e adquira diferenciais competitivos, tornando-se forte frente à concorrência.
Os objetivos específicos que buscamosapresentar com este trabalho são:
a) Apresentar as etapas, benefícios e vantagens dos 5’S;
b) Elaborar o definir os passos para a implantação;
c) Implantar os 5’S;
d) Acompanhar e relatar a implantação do programa.

2 PROGRAMA DE QUALIDADE 5’S

O Programa 5’S pode ser aplicado há vários tipos de empresas, órgãos, inclusive residências, pois traz benefíciosa todos que convivem no local, melhorando o ambiente, as condições de trabalho, saúde, higiene, eficiência e qualidade. De acordo com experiências de empresas que já implantaram o programa, a “chave” não é somente a aplicação dos conceitos, mas a mudança cultural de todas as pessoas envolvidas, assim como a aceitação de cada um e a importância de melhorar o ambiente de trabalho, a saúde física emental dos colaboradores.

O conceito do Método 5’S e as palavras surgiram no Japão, onde cada um destes conceitos começa com a letra “S”, por isso os chamamos de 5’S. Os 5’S são as iniciais das palavras japonesas, Seire, Seiton, Seiso, Seiktsu,e Shitsuke. Como no Brasil não há cinco palavras começadas com a letra “S”, foi adotado no mesmo sentido a termologia dos “cinco sensos”.
1) SEIRE(Organização, seleção): É classificar o necessário e o desnecessário, eliminando o desnecessário.
2) SEITON (Arrumação): É organizar os itens necessários, identificar e colocar tudo em ordem, para que qualquer pessoa localize facilmente.
3) SEISO (Limpeza): É limpar sempre e não sujar, eliminar as causas das sujeiras.
4) SEIKETSU (Padronização): É usar o gerenciamento visual, manter aarrumação e limpeza em ordem.
5) SHITSUKE (Disciplina): Repetir as ações anteriores até torná-las um hábito.

O principal objetivo da técnica dos 5’S é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os desperdícios, reduzindo os custos e melhorando a produtividade da empresa.

Os 5’S são fundamentados em dois princípios básicos do comportamento das pessoas, o conhecimento (opróprio treinamento e sua conscientização) e o monitoramento onde são feitas as avaliações, punições e reconhecimentos. Os conceitos dos 5’S devem ser de conhecimento de todas as pessoas indiferente de cargos assumidos na empresa.
Outro fator muito importante para a velocidade de assimilação dos 5’S, é a forma com que cada pessoa foi educada. Os 5’S podem ser implantados em vários lugares:...
tracking img