Pluralismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO

AS NOVAS LINGUAGENS E O PLURALISMO CULTURAL
Valderino Aires de Oliveira*
*Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). Cursando atualmente o curso de Pós-Graduação em Arte-Educação e Cultura Popular, pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro.
SE PREFERIR COLOCAR A REFERÊNCIA DO AUTOR (VOCÊ) AQUI, DEVE VIR LOGO APÓS O NOME E COM A LETRATAMANHO 8 OU 9.
* SEU ARTIGO FICOU EXCELENTE
* NOTA – 10,0

RESUMO
O presente artigo busca trabalhar a temática do Pluralismo Cultural e a novas linguagens, no contexto dos PCN: pluralismo cultural, 2001. Em um primeiro momento, discutem-se abordagens sobre a definição de cultura a partir do século XV até os dias atuais. Em um segundo momento, contemplamos as novas linguagens no pluralismocultural. Argumenta-se que por meio da linguagem o ser humano pode ter acesso a outras realidades. Em um terceiro e quanto momento apresentamos alguma reflexões sobre a diversidade cultural, social, econômico e político. Por fim falaremos sobre o estudo da pluralidade cultural na escola. Argumenta-se que a escola deve ser concebida como espaço ecológico de cruzamento de culturas, devendo-sepreparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.
CULTURA – DIVERSIDADE CULTURAL – PLURALISMO CULTURAL – LINGUAGENS


A CULTURA E A DIVERSIDADE CULTURAL
O primeiro e mais antigo significado de cultura encontra-se na literatura do século XV, em que a palavra se refere a cultivo da terra, de plantações e de animais. É nesse sentido queentendemos palavras como agricultura, floricultura, suinocultura. O segundo significado emerge no inicio do século XVI, ampliando a idéia de cultivo da terra e de animais para a mente humana. Ou seja, passa-se a falar em mente humana cultivada, afirmando-se mesmo que somente alguns indivíduos, grupos ou classes sociais apresentam mentes e maneiras cultivadas e que somente algumas naçõesapresentam elevado padrão de cultura ou civilização. No século XVIII, o consolida-se o caráter classista da idéia de cultura, evidente na idéia de que somente as classes privilegiadas da sociedade européia atingiram o nível de refinamento que as caracterizariam como cultas. O sentido de cultura, que ainda associa às artes, tem suas origens nessa segunda concepção: cultura, tal como as elites a concebem,corresponde ao bem apreciar musica, literatura, cinema, teatro, cultura, escultura, filosofia.
Já no século XX, a noção de cultura passa a incluir a cultura popular, hoje penetrada pelos conteúdos dos meios de comunicação de massa. Um terceiro sentido da palavra cultura, originado do iluminismo a associa a um processo secular geral de desenvolvimento social. Esse significado é comum nas ciênciassociais, sugerindo a crença em um processo harmônico de desenvolvimento da humanidade, constituído por etapas claramente definidas, pelo qual todas as sociedades inevitavelmente passam. Em um quarto sentido, a palavra “culturas” (no plural) corresponde aos diversos modos de vida, valores e significados compartilhados por diferentes grupos (nações, classes sociais, grupos étnicos, culturasregionais, geracionais, de gênero etc.) e períodos históricos. Em outras palavras cultura identifica-se, assim, com a forma geral de vida de um dado grupo social, com as representações da realidade e as visões de mundo adotadas por esse grupo.
Um quinto significado ressalta a dimensão simbólica, o que a cultura faz, em vez de acentuar o que a cultura é. Nessa mudança, efetuasse um movimento do que parao como. Concebesse, assim, a cultura como pratica social, não como coisa (artes) ou estado de ser (civilização).
“As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos, etc. A diferença entre cultura é fruto da...
tracking img