5C192d01

3977 palavras 16 páginas
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL – UMA ABORDAGEM EM RELAÇÃO AS
ATUAIS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
Claudio César Silva de FREITAS (1); Brehme Dnapoli Reis de MESQUITA (2); Carlos
Eduardo PEREIRA (3); Valcir João da Cunha FARIAS (4)
(1) Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, Av. Governador José Malcher, 1148 – CEP: 66055-260, e-mail: claudio.automacao@gmail.com (2) Instituto Federal do Pará, Travessa Mariz e Barros, 2220 – Marco, CEP: 66093-090, e-mail: bd.engenheiro@gmail.com (3) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Paulo Gama, 110 – Porto Alegre/RS – CEP: 90040-060, e-mail: cpereira@ece.ufrgs.br
(4) Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, CEP: 66075-110, e-mail: valcir@ufpa.br

RESUMO
Uma residência possui diversos tipos de sistemas que envolvem desde dispositivos simples como os destinados para controle de iluminação, até os mais robustos, como dispositivos inteligentes que interagem com os moradores, e gradativamente novas tecnologias estão surgindo, convergindo para uma nova realidade em relação aos sistemas presentes em ambientes automatizados. Esse artigo apresenta o estado da arte da automação residencial, fazendo uma abordagem sobre as atuais e futuras tecnologias que surgirão nessa área.
Foi realizada uma pesquisa teórica buscando apresentar um panorama geral da automação residencial com base na experiência dos autores e pesquisas em artigos e na literatura técnica disponível sobre o assunto. Os resultados desse estudo mostram que existe muito a ser desenvolvido para este setor, porém, as tecnologias já existentes começam a traçar um perfil sobre quais são as necessidades em todas as camadas da automação residencial para o futuro. Essa pesquisa busca contribuir para a área de forma a criar um documento de caráter científico para que possa servir de referência para estudos futuros.
Palavras-chave: Domótica, automação residencial, ambientes integrados.

1

INTRODUÇÃO

A domótica, também denominada automação

Relacionados