Questionrio Conformao Mecnica Editado1

4630 palavras 19 páginas
QUESTIONÁRIO SOBRE PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA
1. Quais os dois principais mecanismos responsáveis pela deformação plástica?
Escorregamento ou movimento de discordancias, e maclação.
2. Explique o que acontece a um metal quando ele é trabalhado a frio.
Ocorre o encruamento ou endurecimento pela deformação a frio do mesmo, tal fenômeno modifica a estrutura dos metais.
3. Por que um metal trabalhado a frio deve ser recozido?
Para evitar a ruptura da peça, que ocorre devido à perda de ductilidade e tensões residuais decorrentes do trabalho a frio. O objetivo do recozimento é aliviar as tensões originadas em processos de conformação mecânica.
4. Quais os fatores metalúrgicos que influem no fenômeno de encruamento?
Temperatura de trabalho, velocidade de deformação (maior velocidade, maior grau de encruamento), tratamento térmico que já sofreu (deformação) e tamanho de grão.
5. Como age um metal acima de sua temperatura de recristalização?
Na prática, a temperatura de recristalização é convencionalmente definida como aquela em que o metal severamente encruado recristaliza totalmente no espaço de uma hora.
Acima da sua temperatura de recristalização, ocorre no metal a deformação a quente, onde os defeitos sao criados e logo após sao rearranjados e/ou eliminados.
6. Quais são as etapas do recozimento e como diferenciá-las?
Recuperação (restauração das propriedades físicas do metal trabalhado a frio sem que ocorra alguma mudança visível na microestrutura), recristalização (substituição da estrutura trabalhada a frio por um novo grupo de grãos livres de deformação) e crescimento de grão (Ocorre por aquecimento prolongado acima da temperatura de recristalização). 7. Descreva as mudanças de propriedades dos metais com o tratamento térmico de recozimento. O recozimento ocasiona a diminuição do encruamento e causa uma diminuição de dureza do material metálico.
Diminuição das propriedades mecânicas de resistência e a ductilidade tende a aumentar.
8. Como a temperatura e o

Relacionados