5794 25934 1 SM

3257 palavras 14 páginas
Revista Eletrônica de Contabilidade

UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO CONTÁBIL PELOS
PRODUTORES AGROPECUÁRIOS
Andréa Cristina Dorr
Doutora em Economia/Hannover/Alemanha
Professora do Curso de Ciências Econômicas/UFSM
E-mail: andreadoerr@yahoo.com.br
Jaqueline Carla Guse
Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis/UFSM
E-mail: drjaquelinecarla@yahoo.com.br
Luiz Antônio Rossi de Freitas
Mestre em Engenharia de Produção/UFSM
Professor do Curso de Ciências Contábeis/UFSM
E-mail: luizrf@terra.com.br
Marivane Vestena Rossato
Doutora em Economia/UFV
Professora do Curso de Ciências Contábeis/UFSM
E-mail: marivavest@gmail.com

Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a utilização de instrumentos de gestão contábil pelos produtores agropecuários visitantes na Feira de Agropecuária de Santa Maria, no ano de
2010. Para tanto, procurou-se levantar o número de produtores que se utilizam das informações contábeis e como estas estão sendo utilizadas. Além disso, procurou-se avaliar a finalidade das informações para o gerenciamento do empreendimento. Os resultados apontam que a maioria dos produtores utiliza-se da guarda de recibos e notas fiscais como instrumento de controle das suas atividades.
Palavras-Chaves: Gestão rural, Contabilidade rural, Controles.
1. Introdução
A tecnologia tem desempenhado um papel muito importante nos meios produtivos desde a revolução industrial. Seu uso não ocorre apenas na indústria, mas também no meio rural, o qual vem se intensificando nos últimos anos. Segundo Guimarães (1982), a expansão industrial foi um fator propulsor da substituição dos métodos tradicionais na agricultura por um cenário onde a tecnologia aparece com papel de destaque. Citam-se vários motivos que levam ao uso de maquinário na agricultura, entre eles, a facilidade de manejo, a padronização dos serviços realizados, a facilidade de realizar serviços que demandariam grande porção de mão-de-obra, economias de escala, etc.
“No Brasil, a partir da década de 1950, a

Relacionados