52562212/44

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 254 (63424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINANDO VALORES HUMANOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VOL. 02


Este livro foi adaptado do segundo Módulo do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, e representa um curso básico de valores humanos para crianças, jovens e também adultos. Nele inserimos ao final das aulas exercícios de relaxamento com visualizações de natureza positiva, e também pequenas preces dirigidas aoCriador, som foco em qualquer religião, mas apenas em conteúdos de religiosidade.
Contem 48 aulas com duração aproximada de uma aula normal, para ser ministrada semanalmente.

Instruções ao professor


Todo o conteúdo das aulas é apresentado pronto, bastando ao professor ler e atender as orientações pontuais, que estão em itálico.
A leitura deve ser mais lenta, e aspalavras bem pronunciadas, para que todos possam entender e assimilar bem o seu teor.
Nas orientações pontuais em itálico, quando se diz O professor deve socializar o tema, isto significa que ele deve envolver os presentes na conversa, incentivando respostas, comentários e opiniões. Deve, no entanto, respeitar a opinião e o pensamento de cada um e ter cuidado para que as divergências entre uns eoutros não descambem em discussões que só iriam prejudicar a reunião e azedar o seu clima. Em situações de divergência, jamais deve criticar alguém, mas respeitar e fazer respeitar o pensamento de todos.
Na maioria das vezes, quando se pede para incentivar respostas, as respostas essenciais são apresentadas em seguida para facilitar.
O professor deve também estar atento ao horário, nãopermitindo participações longas dos presentes.
Nos exercícios de relaxamento com visualizações, a leitura deve ser ainda mais lenta e pausada.
É importante que a prece de encerramento seja feita em voz alta por uma pessoa e que as outras acompanhem apenas no pensamento. Assim fica mais fácil para todos se concentrarem nas ideias da prece.
OBSERVAÇÃO:
Os exercícios de visualizações,representam momentos importantes nos quais os próprios alunos, conduzidas pelo professor, criam imagens amenas, belas e pacificadoras, além de um ambiente íntimo afetuoso.
É importante lembrar que as atitudes e ações de uma pessoa refletem o que lhe vai no mundo íntimo. Assim, quando o ambiente íntimo de uma pessoa é povoado por imagens de violência, de rostos deformados e de monstros, comoesses que são usuais na mídia, em jogos eletrônicos, revistas em quadrinhos, filmes infantis e até mesmo aparecem estampadas em roupas, tanto de adultos quanto de crianças, é natural que se reflitam em seus estados de espírito e, conseqüentemente, em suas atitudes e ações. Observe-se que até o linguajar das crianças e jovens reflete essas deformidades, com expressões como “sinistro” e outrassimilares.
Sendo assim, entendemos ser muito importante a prática constante dos exercícios de relaxamento, seguidos de visualizações amenas, belas e fraternas, como sementinhas de paz que poderão brotar e crescer.
Também algumas preces no contexto do Programa, sem ferir a religião de quem quer que seja, abrem espaços para a religiosidade e a fé, tão importantes para a superação dos momentosdifíceis que a vida sempre apresenta na caminhada das pessoas.






ENSINANDO VALORES HUMANOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VOL. 02




1ª AULA
As forças que nos comandam – Parte 01


O professor deve observar algum gesto ou movimento da parte de qualquer um dos presentes, como segurar a caneta, passar a mão no cabelo, etc. Digamos que seja a primeira opção... Oprofessor lhe pergunta: “Que foi que levou você a segurar a caneta?”
O professor deve incentivar a resposta.


Todo gesto nosso, tudo que fazemos, tem por trás um comando... Esse comando pode estar na nossa mente.
No caso de fulano (a), deve ter sido a sua mente que gerou o comando para segurar a caneta, por entender que vai precisar dela.
Se eu apanho caneta e papel para...
tracking img