5 Aspectos para entender sobre a religião de israel apartir do texto a constituição e a religião de israel primitivo” do livro historia de israel - j. bright

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAIO RAMOS PIRES

A RELIGIÃO DE ISRAEL

Trabalho apresentado à Profª. Dra Suely Santos, com vistas à aprovação no módulo, “Introdução ao Estudo da Bíblia –Antigo Testamento” — 1º Ano, Período Matutino, do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista — Universidade Metodista de São Paulo.







São Bernardo do Campo —Junho de 2012
BRIGHT, J. História de Israel. 4ªEd. São Paulo: Paulinas, 1978. Pág. 133 a 356


O objetivo deste trabalho acadêmico é destacar e apontar cinco aspectos importantes para secompreender sobre a religião de Israel com base no fichamento do texto “A Constituição e a Religião de Israel Primitivo”, sendo que este texto pertence ao livro “Historia de Israel” de J. Bright, epublicado pela editora Paulina no ano de 1978.
De acordo com o texto, faço os seguintes destaques para compreender melhor a religião de Israel. Primeiramente pode-se dizer que a religião de Israelcomeça surgi com as tribos e a partir do exilio (êxodo) e começa a ter suas alianças com Iahweh, por meio dos profetas e tornando-se uma religião monoteísta, pois se acreditou ser o povo eleito por estedeus através de sua libertação do Egito onde viviam em escravidão.
O primeiro aspecto que seja importante para compreender melhor sobre a religião de Israel seria “O povo de Iahweh: eleição ealiança” são nesse período que o povo de Israel acredita ser um povo escolhido por este deus após seus misericordiosos e milagrosos feitos diante a libertação do Egito. Eles tinham essa noção deeleição, pois com o cumprimento da vocação de Abraão como “pai de uma nação” e os feitos no Êxodo e a conquista da terra prometida fez com que Israel se considerar um povo escolhido.
E sua ordemtribal primitiva foi criada por aliança entre Iahweh e mantida por uma aliança. E por tudo isto Israel se reconhece, desde os tempos mais remotos como um povo “eleito” ou “escolhido” por este Deus...
tracking img