4a_série_ _Direito_Civil_III

618 palavras 3 páginas
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
CURSO: Direito
Disciplina:
Período Letivo:
Direito Civil III
2° sem/2014
Semestre de Ingresso: 1°
C.H. Teórica:
C.H. Outras:
40
20

Série:
4ª Série

Periodo:
Não definido
Ano de Ingresso: 2013
C.H. Total:
60

Ementa
Estudo dos institutos de direito civil obrigacional a partir da teoria geral das obrigações. Análise das modalidades das obrigações, bem como das formas de cumprimento das obrigações. Estudos das conseqüências da inexecução das obrigações e transmissão das obrigações.

Objetivos
Analisar e compreender os princípios doutrinários e legais pertinentes ao Código Civil acerca da teoria geral das obrigações.
Transmitir e estimular o raciocínio na identificação das modalidades de obrigações e suas formas de pagamento. Analisar e compreender as conseqüências nas hipóteses de inexecução das obrigações, bem como de transmissão das obrigações.

Conteúdo Programático
Teoria geral das obrigações: conceito de obrigação; distinção entre direito obrigacional e direito real; obrigações híbridas; fontes das obrigações; elementos essenciais. Modalidades das obrigações: obrigação de dar coisa certa; obrigação de dar coisa incerta; obrigação de fazer; obrigação de não fazer; obrigações alternativas; obrigações divisíveis e indivisíveis; obrigações solidárias.
Outras modalidades de obrigações: obrigações civis e naturais; obrigações de meio, de resultado e de garantia; obrigações de execução instantânea, diferida e continuada; obrigações puras e simples, condicionais, a termo e modais; obrigações líquidas e ilíquidas; obrigações principais e acessórias. Transmissão das Obrigações: cessão de crédito; assunção de dívida; cessão de contrato. Adimplemento e extinção das obrigações. Do pagamento: quem e a quem deve pagar; objeto, prova, lugar e tempo.
Pagamento indireto: pagamento em consignação; pagamento com sub-rogação; imputação do pagamento; dação em pagamento; novação; compensação; confusão; remissão de dívidas. Inadimplemento das obrigações:

Relacionados