4423 14130 1 PB

4920 palavras 20 páginas
COMUNICAÇÃO, TEMPO E ENUNCIAÇÃO

A ilusão teórica no campo da comunicação
RESUMO

Uma forma possível de iniciar esta discussão beira o

Este artigo compara o conteúdo de livros intitulados
Teoria da Comunicação publicados por autores brasileiros nos últimos dez anos. O estudo mostra que há uma coincidência de apenas 23,25% a respeito dos modelos, teorias e autores considerados “teoria da comunicação”.
Isso leva a dois outros problemas, a indefinição do objeto e a perspectiva interdisciplinar da epistemologia da comunicação. truísmo: existem livros de Teoria da Comunicação, bem como nos cursos superiores dessa área existe uma disciplina de mesmo nome, ocupando geralmente dois semestres. Portanto, deve haver algum tipo de conhecimento agrupado sob o nome de “Teoria da
Comunicação”, que é ensinada e sobre o qual se publicam livros. A existência nos cursos de Comunicação de uma disciplina com esse nome torna razoável supor, também, que alunos tenham aulas dessa matéria e professores se preparem para lecionar. No entanto, uma análise comparativa dos livros que levam o nome dessa disciplina mostram que há pouco consenso sobre a noção. Isso indica que não existe um consenso sobre o que é teoria da comunicação. Um crítico apressado poderia concluir que os professores estão ensinando algo que ninguém sabe exatamente o que é.
No entanto, para além dessa ironia superficial, esconde-se um problema referente ao próprio status do campo da comunicação. “Não existe unidade conceitual nas bibliografias que costumamos qualificar de ‘comunicação’, e em cada território geográfico-cultural os estudos de comunicação assumem feições diferentes”
(Felinto, 2007, p. 47).
O objetivo deste texto é delinear o que se entende por
“teoria da comunicação” a partir do conteúdo das publicações recentes assim intituladas. Com isso é possível ter uma visão panorâmica dos problemas epistemológicos e históricos que perpassam o trabalho teórico.
Pertencem ao corpus desta pesquisa os livros intitulados

Relacionados

  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas