428.874.255

1050 palavras 5 páginas
Este trabalho analisa as variações linguísticas existentes no Brasil, com seus pressupostos teóricos, origens e conceitos, em seguida citamos os dez principais assuntos que foram tratados no livro A Língua de Eulália: novela sociolinguística para melhor compreensão do tema abordado, ou seja, os níveis da variação linguística e os mitos que são relacionados a este assunto e por fim falamos da mutação semântica que ocorre em diversas palavras da língua portuguesa e o preconceito linguístico existente em nosso pais.

1. DEZ QUESTÕES OBJETIVAS
1) Muitos grupos populacionais do Brasil são alvos de discriminação e preconceitos. São considerados como portadores de uma cultura pobre, primitiva, tribal e inferior, o que os conduz a perder:
a) A diversidade e a heterogeneidade linguístico-cultural.
b) A convivência dos nossos pequenos e importantes núcleos populacionais.
c) Sua identidade e seu modo de vida tradicional.
d) As manifestações da Língua, com suas Linguagens.
2) A Sociolinguística possibilita a investigação das Atitudes Linguísticas, do Percurso Linguístico de uma determinada comunidade e o estudo dos Dialetos Sociais em qualquer comunidade linguística. Nessas perspectivas, o que pesquisa a Sociolinguística?
a) Seguimentos sociais que constroem e caracterizam a realidade e/ou o futuro linguístico de um povo.
b) Um assunto genérico, abrangente, que não pode estar baseado apenas em conhecimentos empiristas.
c) Conhecimentos que pressupõem a normatização de padrões comportamentais.
d) Uma grande contribuição para a nossa compreensão das implicações educacionais, sociais, culturais e políticas.
3) Negar o valor de um dialeto é uma atitude que não tem mais lugar em uma época em que se luta tanto pelo respeito aos direitos humanos, a fim de evitar qualquer tipo de discriminação e preconceito. (LABOV, 1972b) foi quem melhor contestou a hipótese da deficiência linguística, comprovando que diferença não é deficiência. Segundo

Relacionados