42485213852

1598 palavras 7 páginas
Abimael Guzmán Reynoso Tweet

Guzmán: o ortodoxo líder comunista que espalhou o terror no Peru
A América Latina do pós-Segunda Guerra Mundial se transformou em um palco de diversas experiências políticas. Depois da experiência colonial e a ingerência das potências anglo-americanas, o processo de urbanização e o sucesso da Revolução Cubana fizeram com que diferentes movimentos surgissem no continente. Nesse sentido, algumas tendências próximas do ideário socialista se prontificaram a revirar algumas dessas nações.

Antes disso, na década de 1930, nasceu Abimael Guzmán Reynoso, filho bastardo de um rico comerciante que por anos não o reconheceu como filho. Com apenas cinco anos de idade, Abimael perdeu a mãe e viveu parte de sua infância e adolescência sob os cuidados de alguns parentes. Tempos mais tarde, foi reconhecido pelo seu pai e, com isso, teve a oportunidade de estudar em bons colégios e construir uma carreira universitária. Nesse período, o jovem Abimael se interessou pelos diálogos da filosofia alemã.

Nesse mesmo tempo, na década de 1960, a nação peruana sofria com diversos incidentes políticos marcados pela tentativa de golpe de pequenas milícias de esquerda. Enquanto isso, Abimal Guzmán se aprofundava no estudo de textos marxistas e, em 1965, decidiu visitar a China Revolucionária com o objetivo de formar uma guerrilha revolucionária. No curto período em que esteve no Oriente aprendeu a organizar assaltos, emboscadas, fabricar bombas e administrar ações revolucionárias.

De volta à sua terra natal, Guzmán formou um grupo guerrilheiro chamado Sendero Luminoso. O movimento era uma homenagem explícita ao movimento revolucionário da década de 1920, liderado por José Carlos Mariátegui, chefe da “Frente Estudantil Revolucionária de Sendero Luminoso de Mariátgui”. Nos primeiros anos a organização do grupo de Guzmán foi realizada em segredo. O Sendero Luminoso buscava congregar e treinar seus partidários para só depois entrar em ação.

Ao

Relacionados

Outros Trabalhos Populares