11290442372

1239 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
A infância é uma fase importante na vida da criança onde o ato de brincar é indispensável. O brincar é uma importante forma de comunicação, onde a criança pode reproduzir o seu cotidiano, fantasiar o mundo e desenvolver sua imaginação. Além disso, possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade de forma espontânea e agradável. Aprimora seus sentidos, seus movimentos, construí uma imagem de si e do mundo cresce mais saudável, aprende e se torna um adulto equilibrado para enfrentar as dificuldades do dia a dia.
Na educação infantil, a criança constrói boa parte de sua identidade física, social e intelectual e, nesse processo, a brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira no campo educacional tem como pressuposto auxiliar o desenvolvimento da criança e a construção do conhecimento.
O trabalho objetiva identificar a importância da inserção do brincar na construção do processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, além de possibilitar a elaboração de jogos para serem aplicados com alunos da Educação Infantil e a prática pedagógica.
Para a realização do trabalho usar-se-á da pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertação, periódicos, revistas, em sites e biblioteca da Universidade Norte do Paraná, além da elaboração de jogos para serem aplicados na educação infantil e da prática das acadêmicas para melhor compreensão da realidade do brincar no contexto da instituição de Educação Infantil.

REFERENCIAL TEÓRICO
Brincar é uma importante forma de comunicação. É por meio do brincar que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. Possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois ajuda na construção da reflexão, da autonomia, da criatividade. Segundo Antunes

Relacionados

Outros Trabalhos Populares