40991761348

561 palavras 3 páginas
Projeto Albrás/Alunorte.
Os grandes projetos para a região Amazônica foram implantados como uma forma de ocupação econômica imposta pelo capital nacional e internacional para a região, com intuito de transformá-la em um polo exportador de minério, já que a região apresenta um grande potencial de recursos naturais nessa área. Por conta, o governo brasileiro encarregou-se de oferecer a infra-instrutura necessária aos projetos; a produção de alumina (Alunorte) e alumínio primário(Albrás);constituída de um núcleo urbano (vila dos cabanos) uma subestação da Eletronorte e um distrito industrial, além do fornecimento de energia.
Considerando a grande quantidade de recursos naturais disponíveis, os grandes projetos, além de trazerem um certo grau de desenvolvimento para apenas alguns pontos da região onde está localizado. Os empregos que surgem na construção e ampliação de estradas rodovias, ferrovias, portos, hidrelétricas, núcleos urbanos, distritos industriais não abrangem totalmente a grande demanda de pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho e melhorias em sua qualidade de vida, em função da tecnologia sofisticada utilizada ,somando a isso , a preferência por mão de obra qualificadas de outras regiões do Brasil ou até mesmo do exterior, já que a mão- de-obra local não foram preparadas e não são qualificadas suficientemente para ocuparem os melhores cargos.
A ocupação econômica no distrito industrial de Barcarena , e consequentemente, o crescente fluxo migratório, que acompanha esses empreendimentos, vem gerando um inchaço populacional em áreas sem nenhuma infra-instrutura de planejamento, tem proporcionado o surgimento verdadeiras favelas ao redor dos núcleos urbanos, proporcionando o surgimento de alguns problemas sociais que antes não faziam parte daquela realidade. Espaço este que passam a serem disputados pela população nativa remanescente do discaso das políticas de desenvolvimento econômicos para a região e trabalhadores oriundos de outras regiões.

Relacionados