400037260124

1629 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
Neste Trabalho iremos ressaltar algumas coisas sobre leis trabalhistas, o que é CLT, e pra que servem. Muitas pessoas costumam falar de empregados e empregadores, mas será que elas realmente sabem o que significam? Existem mais de um tipo de empregado? E empregador? Como são divididos? A partir de agora, todas essas respostas serão devidamente respondidas.

DESENVOLVIMENTO
O que é CLT:
CLT é a sigla da Consolidação das Leis do Trabalho. A CLT é uma norma legislativa de regulamentação das leis referentes ao Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho no Brasil. A CLT foi aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 e sancionada por Getúlio Vargas, o presidente do Brasil na época.
Constitui o principal instrumento de regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho. Desde a sua criação, sofreu várias alterações no sentido de criar uma legislação trabalhista atualizada, observando todas as necessidades de proteção do trabalhador e defesa dos seus direitos.
As leis contidas na CLT abrangem tanto o trabalhador urbano quanto o rural. Alguns dos principais assuntos tratados na CLT são: carteira de trabalho, jornada de trabalho e período de férias, proteção do trabalho da mulher, contratos individuais, medicina, justiça e fiscalização do trabalho, entre outros.

EMPRGADOR X EMPREGADO ( não tira isso please, coloquei algumas coisas abaixo para complementar, no começo tbm.) Definição de Empregador de acordo com a CLT
Para que possamos entender os conceitos de empregador, é necessário que saibamos o significado desta palavra. De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empregador é o indivíduo/pessoa responsável por contratar, assalariar e prestar serviços para outros. Falando um pouco mais sobre o conceito de empregador conforme é definido pela CLT, podemos dizer que: o empregador é quem assumi os riscos da atividade econômica, logo, tanto o lucro quanto o prejuízo de uma empresa

Relacionados