387922290167

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceituação e Historia da Microbiologia

A palavra microbiologia é derivada de três palavras gregas: mikros; pequenos, bios; vida e logus; ciência. É o ramo em que estuda os seres vivosmicroscópicos que são vistos a olho nu.
No campo da microbiologia estão incluídas as bactérias (bacteriologia), fungos (micologia), vírus (virologia) algas microscópicas e protozoários (parasitologia ouprotozoologia).
Os microrganismos foram observados por Leewenhoek, somente com microscópico modernos, do microscópico eletrônico e de técnicas especializadas que os pesquisadores tomaram conhecimento dogrande numero e variedades de microrganismos.
No ambiente em que vivemos esta repleto de microrganismos, como bactérias e fungos onde degradam resíduos orgânicos, representando o grupo de seres vivosdistribuídos pela natureza.
Em cada individuo existem 100 trilhões de microrganismos que estão sobre a nossa pele , mucosas, cabelos, superfícies dos dentes e ao longo do intestino.
A principio osmicrorganismos foram considerados apenas como objetos de especulação, entretanto, com a contribuição de vários pesquisadores. Como:
* Leewenhoek: foi o primeiro a observar os microrganismos;
*Louis Pasteur: foi o primeiro cientista a atribuir uma função biológica para os microrganismos;
* Robert Kock: demonstrou o significado etiológico das bactérias como agentes de doenças infecciosas;* Joseph Lister: medico inglês, conclui que a infecção cirúrgica deveria ser de origem microbiana.

Classificação dos Microrganismos

Os microrganismos podem ser divididos em procarióticos eeucarióticos.
* Células eucarióticas: diferenciam-se pelo seu tamanho maior, presença de núcleo definido e organelas celulares envolvidas por membrana. Representados pelo Reino Protista,compreendem protozoários, algas e fungos (incluídos no Reino Fungi).
* Células procarióticas: não apresentam membrana nuclear separando do citoplasma e núcleo e não apresentam organelas celulares...
tracking img