387922290167

356 palavras 2 páginas
Conceituação e Historia da Microbiologia

A palavra microbiologia é derivada de três palavras gregas: mikros; pequenos, bios; vida e logus; ciência. É o ramo em que estuda os seres vivos microscópicos que são vistos a olho nu.
No campo da microbiologia estão incluídas as bactérias (bacteriologia), fungos (micologia), vírus (virologia) algas microscópicas e protozoários (parasitologia ou protozoologia).
Os microrganismos foram observados por Leewenhoek, somente com microscópico modernos, do microscópico eletrônico e de técnicas especializadas que os pesquisadores tomaram conhecimento do grande numero e variedades de microrganismos.
No ambiente em que vivemos esta repleto de microrganismos, como bactérias e fungos onde degradam resíduos orgânicos, representando o grupo de seres vivos distribuídos pela natureza.
Em cada individuo existem 100 trilhões de microrganismos que estão sobre a nossa pele , mucosas, cabelos, superfícies dos dentes e ao longo do intestino.
A principio os microrganismos foram considerados apenas como objetos de especulação, entretanto, com a contribuição de vários pesquisadores. Como: * Leewenhoek: foi o primeiro a observar os microrganismos; * Louis Pasteur: foi o primeiro cientista a atribuir uma função biológica para os microrganismos; * Robert Kock: demonstrou o significado etiológico das bactérias como agentes de doenças infecciosas; * Joseph Lister: medico inglês, conclui que a infecção cirúrgica deveria ser de origem microbiana.

Classificação dos Microrganismos

Os microrganismos podem ser divididos em procarióticos e eucarióticos. * Células eucarióticas: diferenciam-se pelo seu tamanho maior, presença de núcleo definido e organelas celulares envolvidas por membrana. Representados pelo Reino Protista, compreendem protozoários, algas e fungos (incluídos no Reino Fungi). * Células procarióticas: não apresentam membrana nuclear separando do citoplasma e núcleo e não apresentam organelas celulares

Relacionados