379973050175

786 palavras 4 páginas
Cuidar constitui-se em um dos fundamentos da mãe natureza. A grande maioria das espécies sejam vegetais ou animais do nosso planeta ,tem algum grau ,desenvolvida essa características aparentemente inata e que parece estar ligada à própria manutenção e sustentação da vida.
Em quanto nos vegetais habilidades do cuidar se prende ao alto cuidado, no sentido de preservação da vida, ela acaba por se desenvolver e aprimorar chegando ápice na espécie humana. Ao observarmos o processo de desenvolvimento e evolução da vida, a habilidade do cuidar, ganhou uma aparente vantagem competitiva no processo de evolução. E ao que parece fez uma simbiose de tal maneira com a própria vida, como a engrenhar-se. Na sua essência, que agora existiria uma indissociabilidade desta, ou seja vida e cuidar tornam-se sinônimos no processo de evolução. O cuidar, pois parece.
Um refinamento e um dos propósitos da vida, mas que só poderia ser entendido nesse sentindo se considerarmos por uma perspectiva de transcendência ou de um projeto do seu criador.
No passado os hospitais eram uns locais destinados aos pobres e doentes que não tinham condições de tratamento em suas casas, e os atendimentos eram prestados por religiosas e leigas.
Hoje em dia e medicina se tronou tão rica em aparelhagens, ema avanços nos intricados mecanismos da fisiologia e patologia das doenças biológicas, mas perdeu sua capacidade de escutar o outro, de olhar de maneira interdisciplinar, de ver a pessoa na sua integridade e o que é pior, esvaziou o ser humano da sua essência: a alma somente através de um processo educacional amplo, plural e interdisciplinar envolvendo a saúde, a espiritualidade e a educação, poderá encontrar ou uma posição conciliatória contemple de maneira especifica o lado material e espiritual do ser humano e avance em uma proposta de cuidar e de curar.
O cuidado significa colocar- se no lugar do outro, ser zeloso, ter atenção e concretizar-se este cuidado no contesto de viver em sociedade. É um modo

Relacionados