376803580141

3358 palavras 14 páginas
Educação inclusiva: A inclusão do deficiente auditivo na escola regular

Educação inclusiva: a inclusão do deficiente auditivo na escola regular

Trabalho de Conclusão de Curso de graduação apresentado ao Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Taubaté como parte dos requisitos para colação de grau no curso de licenciatura em Pedagogia.

“Aprende-se Libras para conhecer melhor as pessoas, o mundo, o pensamento, refletindo, construindo e constituindo-se de amor e respeito pelas diferenças. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgas... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” LUIZ ALBERTO B. FALCÃO.

1.Introdução A Educação é considerada como mola propulsora para a construção do conhecimento e para a formação dos indivíduos, e se configura enquanto um instrumento que favorece a aquisição do saber e a construção da cidadania. No entanto, embora a educação seja considerada um direito permanente garantido a todos os indivíduos, com ou sem deficiência, no que diz respeito à escolarização da criança surda, os desafios não são menores e necessita da transposição de vários obstáculos para garantir o acesso dessas crianças à educação com a mesma igualdade de direitos a um atendimento educacional digno que favoreça o seu desenvolvimento global e promova a sua inserção social. No âmbito da educação infantil, as barreiras se tornam quase que intransponíveis, ocasionando um atraso no início do processo de escolarização de crianças surdas. Os docentes que atuam na educação destas crianças se

Relacionados