375 Ad 1 fund 4 2011 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

UERJ /CEDERJ - Licenciatura

Avaliação aDistância I

Disciplina: Fundamentos da Educação IV
Coordenadora da Disciplina: Diana dos Santos Abreu

Aluno: ______________________________________________

Pólo:_______________________________________________
















Questão 1:

Leia o trecho.
Fazer parte da “cultura jovem” no Brasil, é ter em comum com várias pessoas certas idéias sobre verdade, política,autoridade, felicidade e música. Nas ruas, na palavra escrita e falada, nas universidades, em shows e filmes, desenvolve-se uma perspectiva à medida que as pessoas compartilham experiências e se tornamcada vez mais semelhantes umas às outras, por um lado, enquanto se diferenciam crescentemente das que se encontram fora de sua interação.(CHARON, Joel M.. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 103.)Com base no texto e nas aulas 1, 2, e, 3 do material didático de Fundamentos da Educação IV e, nos seus conhecimentos elaborem um resumo, de no máximo 15 linhas, utilizando o conceito de CULTURA,citando também os diferentes tipos de cultura trazidos no material. (3,0 pontos)



Questão 2:

Texto1:
"Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudoe todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos adiferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc”. (Rocha, Everardo. O que é Etnocentrismo, Ed. Brasiliense, 1984, pág. 7-22.)

Texto 2:
[os índios] não tem fé, nemlei, nem rei (...). São mui desumanos e cruéis, (...) são mui desonestos e dados à sensualidade (...). Todos comem carne humana e têm-na pela melhor iguaria de quantas pode haver (...). Vivem mui...
tracking img