366688350191

2051 palavras 9 páginas
1.O que significa comunicação

Comunicação significa: transmissão duma mensagem com o fim de evocar uma resposta específica. Comunicação não significa apenas falar às pessoas, mas também, ouvi-las. Na verdade, se não ouvirmos eficazmente as pessoas, não lhes poderemos também falar de modo eficaz.
Comunicação não significa apenas a transmissão de uma mensagem, sem o desejo de originar o tipo de resposta que se procura

Segundo a definição etimológica, comunicação vem do latim comumnicatio de communis = comum e significa a ação de tornar algo comum a muitos.
A comunicação é extremamente importante em qualquer relação humana visto que, sem ela seria praticamente impossível trocar informações, transmitir pensamentos e sentimentos, enfim estabelecer uma interação entre as pessoas.

Maximiano (2000, p.282):
“Comunicação é o processo de transferir e receber informações.
Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomada de decisões”. Sendo assim, em um ambiente organizacional, a comunicação é uma das vias indispensáveis para se ter acesso ao(s) outro(s), constituindo-se em um meio de integrar as partes da organização, fazendo com que as atividades estejam coordenadas de modo que o conjunto consiga cumprir sua finalidade. Conforme afirma Hampton (1992, p.427): “...sem a informação necessária, as pessoas e os departamentos dentro da empresa funcionam mal, o que na certa leva a uma espécie de ineficiência final para elas e para a empresa como um todo
2. Comunicação Organizacional

2.1 PAPEL O papel da comunicação organizacional visa promover a coesão interna em torno dos valores e da missão da empresa, além de aumentar a visibilidade pública da organização e a divulgação de seus produtos e serviços.
O segredo não é mais a alma do negócio, afinal os consumidores querem saber o que acontece lá no chão da fábrica, querem ver o que a empresa proporciona aos seus funcionários e à comunidade de seu entorno.

Segundo Nassar,

Relacionados