366044907/60

6412 palavras 26 páginas
PRÁTICAS INTEGRATIVA II
Curso de Psicologia - CCS
Universidade de Fortaleza
NOVEMBRO 2014

"CIUMES, UMA PATOLOGIA: VERDADE OU MITO?"
"
Autores: (Elis Reina Barros Freitas/Marcelle Franco Leitão/Suzana Chagas/ Mayara Menezes Silva )
Profa. Orientadora: Maíra Maia De Moura

Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o ciúmes patológico, suas verdades e mitos. A proposta desse relatório é fazer uma relação entre os processos psicológicos básicos de sensação, percepção e emoção, com a prática clinica do psicológos entrevistados e os profissionais do senso comum. Tendo como base, entrevistas realisadas com dois psicológos de abordagens diferentes, uma na área psicanalista clinica, e a outra psicológa na área clinica cognitiva comportamental. Colhemos também entrevistas com uma profissional do senso comum, que é psicopedagoga. Com um novo " pensar" sobre o tema, esperamos que esse trabalho forneça informações importantes e precisas a respeito do assunto investigado.

Palavras-chave: Ciúmes. Patologia. Mito

Introdução

Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido na cadeira de Prática Integrativa II, do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob orientação da professora Maíra Maia de Moura tendo como objetivo pesquisar sobre o ciúme. Para a realização desse trabalho, foram utilizado como instrumento de auxílio, entrevista, semi-abertas, como forma de colher dados necessários para o estudo do assunto, assim escolhido. De forma, que, se possa ter uma visão mais ampla do ciúme na prática psicológica.
Nosso objetivo é nos aprofundar melhor nos conhecimentos sobre o conceito de ciúme, e qual a importância, que se dá, dentro da prática psicologica, voltada para os desafios e dificuldades enfrentadas na realidade de quem acompanha, convive e sofre com o ciúme. Também buscamos conhecer como o profissional da psicologia considera importante para os processos psicológicos de percepção, sensação e emoção, que sendo usadas

Relacionados