3649 10135 1 PB

4031 palavras 17 páginas
ARTIGOS DE REVISÃO

A EDUCAÇÃO FÍSICA PERANTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES
CONCEPTUAIS E METODOLÓGICAS
PHYSICAL EDUCATION IN RELATION TO THE INCLUSIVE EDUCATION: CONCEPTUAL AND
METHODOLOGICAL REFLECTIONS
David Rodrigues∗

RESUMO
A Educação Inclusiva é uma orientação dominante na maioria dos países que subscreveram a Declaração de Salamanca em
1994. Ao se definir a Educação Inclusiva (EI) como "para todos e para cada um", procura-se desenvolver e construir modelos educativos que rejeitem a exclusão e promovam uma aprendizagem livre de barreiras. A Educação Física (EF), enquanto parte integrante e inalienável do currículo, tem-se mantido à margem deste movimento inclusivo. Se por um lado as aparências indicariam uma menor dificuldade na inclusão de alunos com dificuldades nas aulas curriculares de EF, a realidade nos indica, no entanto, que o professor de EF se encontra menos apetrechado para responder aos desafios da
Inclusão. Existe na EF uma "dupla genealogia de Exclusão", que implica uma maior dificuldade em responder à diversidade.
É sugerido que sejam melhorados os modelos de formação e apoio para possibilitar uma resposta mais adequada do professor de Educação Física.
Palavras-chave: Educação física. Inclusão. Escola.

A ESCOLA E A DIFERENÇA

O desenvolvimento, no século XIX, na
Europa, da escola ‘universal, laica e obrigatória’ é uma movimento internacional que, pelo menos ao nível das suas intenções, procurou dar à totalidade da população uma base comum de instrumentos de cultura que permitisse aplanar as grandes diferenças socioculturais dos alunos. A escola universal seria assim uma espécie de elemento compensatório, que, dando a todos os alunos um conjunto de conhecimentos comuns, lhes permitiria com mais equidade o acesso à competição, de onde sobressairiam os melhores.
O certo é que, pensada para ser solução de um problema, a escola - que hoje designaríamos por escola pública - foi-se tornando parte do problema que tinha por objectivo resolver.

Relacionados

  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas
  • Resultado
    186411 palavras | 746 páginas