3467891209

287 palavras 2 páginas
2013
Introdução
Pitágoras foi um pensador envolto em elementos legendários, o que faz ficar difícil distinguir nele eem seus discípulos o histórico do fantástico. Com tudo isto, ele não deixa de ser uma pessoa muito importante no desenvolvimento da história do saber.
Embora ele não tenha deixado escritos,historiadores lhe atribuem três textos trabalhados por ele que versam sobre a educação, o homem de estado e a natureza.
Desta maneira, ele é considerado um reformador moral e religioso. Algumas vezes ele éapresentado como um homem de ciência, outras, como o mentor de doutrinas místicas, isto se deve ao fato dele não ter escrito nada e dos acusmáticos terem divulgado a sua doutrina. Portanto, destamaneira, ocorreu uma literatura corrente de valor, em grande parte, como testemunho histórico das doutrinas do próprio Pitágoras. Atualmente, alguns trabalhos são considerados ficções pseudônimas de origemposterior.

Pequena Biografia
Pitágoras (nasceu 570 a.C. – morreu 497 a.C.) foi um matemático grego, tendo sido também lider religioso, místico, sábio e filósofo. Nasceu em Samos, uma ilha gregana costa marítima do que hoje é a Turquia. Viajando a Mileto, uma cidade grega 50 quilômetros a sudeste de Samos, aprendeu Matemática com Tales (624-546 a.C.), considerado o fundador da Matemáticagrega. Segundo antigos historiadores, Pitágoras viajou para o Egito e para a Babilônia, onde é provável que tenha se encontrado com o profeta Daniel. É provável também que Pitágoras tenha estudado naÍndia. Sua crença na reencarnação talvez tenha origem indiana. Um de seus contemporâneos é Buda, e é provável que Pitágoras e Buda tenham se encontrado. Em torno de 525 a.C. Pitágoras mudou-se paraCrotona, uma cidade ao sul da Itália, onde fundou a Ordem (Escola) Pitagórica. Casou-se com Teano, provavelmente a primeira mulher matemática da

Relacionados