346523940108

2204 palavras 9 páginas
TÉCNICAS DE
ARMAZENAMENTO E
MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

11º aula
Prof. Alexandre Gonçalves alexandre.goncalves@uninove.br Técnicas de Armazenamento e Movimentação de Carga

CUSTOS DE ESTOQUE

2

Técnicas de Armazenamento e Movimentação de Carga
CUSTOS DOS ESTOQUES
É usual ouvirmos “estoque custa dinheiro”, a necessidade de manter estoques acarreta uma série de custos ás empresas, os japoneses, pioneiros no estudo do “just in time”, consideram uma forma desperdício.

Podemos classificar os custos de manter estoques em três grandes categorias: custos diretamente proporcionais à quantidade estocada; inversamente proporcionais à quantidade estocada e independentes da quantidade estocada.
Os custos diretamente proporcionais ocorrem quando os custos crescem com o aumento da quantidade média estocada, sendo que quanto maior o estoque, maior o custo de capital investido.

Os custos de armazenagem são calculados com base nos estoques médios das matérias-primas e produtos e não despesas mensais dos

demais componentes.
Os custos independentes são aqueles que independem do estoque médio mantido pela empresa, como, por exemplo, o custo do aluguel de um galpão, que normalmente é fixo, independente da quantidade estocada.

Técnicas de Armazenamento e Movimentação de Carga
CUSTOS DOS ESTOQUES – DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
Representando por i a taxa de juros correntes e por P o preço de compra do item de estoque e o custo de armazenagem compreendendo o somatório de todos os demais fatores de custos, com a própria armazenagem, o manuseio e as perdas.

Fórmula:
Cc = Ca + i x P
Onde:

Cc = Custo de carregamento
Ca = Custo de armazenagem i = taxa de juros

P = Preço do produto

Técnicas de Armazenamento e Movimentação de Carga
DIRETAMENTE PROPORCIONAIS - EXEMPLO 1

Um item tem custo de armazenagem anual total de $ 0,60 por unidade e preço de compra unitário de $ 2,00. Considerando uma taxa de juros de 12% ao ano, calcular o custo

Relacionados