Influência "Hassmanniana" no Rio de Janeiro

2732 palavras 11 páginas
Síntese
As intervenções urbanísticas ocorridas nas cidades brasileiras foram comparadas com as intervenções em Paris do século XIX feitas por Haussmann.
Diante disso, o objetivo deste trabalho foi apresentar um estudo teórico da influência “Haussmanniana” nas intervenções urbanísticas realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Belém. Os resultados mostraram que o urbanismo europeu do século XIX, proposto por Haussmann, influenciou diretamente no Brasil.
Exemplo disso foram as reformas urbanas ocorridas nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro, Salvador e Belém, com características em comum tais como: ruas largas e retas, áreas verdes, elitização da cidade, substituição do “velho pelo novo”, e saneamento.

Introdução
Novas concepções urbanísticas, que formaram a cidade moderna, apareceram no século XIX. Com a revolução industrial e o conseqüente êxodo rural para as grandes metrópoles, a cidade passou por grandes modificações, que refletiram na necessidade de maior infra-estrutura.

No século XIX, a cidade deixa de ser uma entidade física delimitada para alastrar-se pelo território, dando início aos aparecimentos dispersos e à indefinição dos perímetros urbanos.

A cidade de Paris foi reconhecida por todas as cidades do mundo devido à sua reforma promovida por Napoleão III, tornando-se o mais usado modelo na modificação da fisionomia das metrópoles até meados do século XX. O plano da cidade foi desenhado e controlado pelo Barão George Haussmann (1809 – 1891), funcionário que ocupou o cargo de Gironde desde 1851. Seguindo os interesses de Napoleão: assegurar a popularidade da capital, e de tornar mais difíceis as futuras revoluções,

Para esse fim, demoliu as antigas ruas medievais estreitas, dando lugar a artérias largas e retilíneas para o melhor movimento de suastropas.
Além do movimento político, Paris passava por transformações econômicas e sociais; logo, era claro perceber que o centro da antiga cidade,

Relacionados