33dochile

1718 palavras 7 páginas
Os 33 do Chile
San José é uma mina pequena, de exploração de cobre e ouro, que fica no norte do Chile. No dia 5 de agosto de 2010, ocorreu um desmoronamento na mina, deixando 33 mineiros presos debaixo do solo. Os trabalhos de resgate começaram no dia seguinte, realizados por um grupo que criou um duto de ventilação. Um novo desmoronamento ocorreu dois dias depois, 7 de agosto. A equipe inicial de resgate foi formada por socorristas sob responsabilidade da Agência Nacional de Emergências (ONEMI). O fato fez com que o ministro de Minas do Chile retornasse da viagem que fazia ao Equador para acompanhar os eventos de perto.

Os bombeiros fracassaram ao tentar entrar em contato com os mineiros. Uma sonda foi enviada ao local onde se achava que os mineiros estavam, a 730 m de profundidade. As autoridades atribuíram o fracasso a um desvio da máquina de sondagem utilizada. No dia 22 de agosto, um bilhete com os dizeres "Estamos bien en el refugio. Los 33", enviado por uma sonda que atingiu o local, informava que todos os mineiros envolvidos no acidente ainda estavam vivos .Através da sonda foi possível enviar mantimentos aos mineiros, que comiam duas colheres de atum e tomavam meio copo de leite a cada 48 horas. Foram enviadas soluções de glicose a 5% e medicamentos com omeprazol para evitar ulcerações no estômago devido à falta de alimentação.

No dia 23 de agosto, 18 dias após o desabamento, o Ministério da Saúde do Chile pediu ajuda à NASA para o resgate dos mineiros. Segundo a NASA, as condições em que os mineiros se encontravam eram similares à dos marinheiros que passam muitos meses em submarinos ou dos astronautas que vivem em estações espaciais. Equipes responsáveis por envios de nutrientes já estavam presentes no local. O documento enviado à NASA pedia informações sobre o apoio psicológico que deveria ser dado a esse tipo de situação. No mesmo dia, foi instalado um telefone de fio pelo duto de ventilação para que existisse contato constante com o líder

Relacionados