33796520914

2719 palavras 11 páginas
CONTEXTO HISTÓRICO
1. O feudalismo
A Idade Média passa num período de mil anos, desde a queda do Império Romano (476) até a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453).
A Alta Idade Média é marcada por invasões barbaras, e a divisão do império em vários reinos.
Até o século X, o escravismo, vai cedendo espaço para o feudalismo. Devido a insegurança das invasões bárbaras e a expansão mulçumana, as cidades perdem a sua importância, dando lugar ao processo do ruralização. A sociedade se torna agrária, autossuficiente na atividade agrícola e artesanato. Predomina os negócios a base de troca, quase desaparecendo a circulação de moeda.
A sociedade feudal, forma-se por laços de suserania e vassalagem, relações entre os senhores de terras. A pirâmide é formada pela nobreza e o clero.
No mundo feudal, a condição social é determinada pela relação do homem com a terra, possuidores de poder e liberdade.
2. A influência da igreja
Com a fragmentação do Império Romano surge a religião como elemento agregador. Influencia espiritual e politica, os chefes dos reinos bárbaros se convertem ao cristianismo. Os monges resguardavam nos mosteiros, a herança cultural greco-latina, os monges eram os únicos letrados. É grande a influencia da Igreja no controle da educação, como na fundamentação dos princípios morais, políticos e jurídicos da sociedade medieval.
O período medieval foi caracterizado pela ´´idade das trevas``, tornando-se uma época com pouco desenvolvimento cultural e cientifico.
No século IX, com o renascimento carolíngio, fundam-se escolas e reformula-se o ensino. A expansão comercial pelos burgueses provoca o reaparecimento das cidades. Criação das universidades nos séculos XII e XIII.
Desde o século VIII o islamismo difunde a cultura árabe ( artes, ciência, filosofia) contribuição do patrimônio cultural da Europa medieval.
Com o embate entre os reis e o papa, busca-se uma nova forma de poder, anunciado a formação das monarquias nacionais.
PEDAGOGIA
1.

Relacionados