33331311880

5729 palavras 23 páginas
"DOENÇAS PROFISSIONAIS CAUSADAS

POR

AGENTES BIOLÓGICOS"

DOENÇAS PROFISSIONAIS CAUSADAS
POR AGENTES BIOLÓGICOS

João Paulo Sousa *
Prof Associado com Agregação

RESUMO
O nosso organismo está continuamente sujeito à acção de agentes patológicos, nomeadamente vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes parasitas. Estes agentes são capazes de invadir o organismo, multiplicando-se nas células e tecidos do hospedeiro, com as consequentes infecção e alteração na função de órgãos vitais. Esta situação ocorre quando o organismo não consegue mobilizar as suas defesas de uma forma rápida e eficaz, de modo a impedir a actividade daqueles agentes.
De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 84/97, de 16 de Abril relativo à protecção da segurança e saúde dos trabalhadores contra os riscos resultantes da exposição a agentes biológicos durante o trabalho, e da lista classificativa dos agentes biológicos (Portaria 1036/98, de 15 de Dezembro), estes são causadores de patologias diversas para o organismo. Assim, através de medidas legislativas adequadas, foi estipulado as doenças causadas pelos agentes biológicos nos locais de trabalho, de forma a adoptar as medidas mais eficazes na prevenção das doenças profissionais.

* Docente na Academia Militar, desde 2001, nas disciplinas de Química, Química de Explosivos e
Química orgânica.

– 191 –

PROELIUM – REVISTA

DA

ACADEMIA MILITAR

1 – Introdução
Os agentes biológicos constituem um grupo de agentes, que juntamente com os químicos e os físicos, são objecto de estudo no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) como agentes causadores de doenças profissionais. A sua presença no ambiente de trabalho e a consequente exposição dos trabalhadores podem originar uma situação de risco biológico.
Pretende-se abordar, sumariamente, as principais características destes agentes e as doenças profissionais que podem causar ou potenciar.
A 7.ª Directiva especial, n.º 90/679/CEE, do

Relacionados