314863400116

3863 palavras 16 páginas
Introdução:
Diante de uma constante revolução digital, em que todas as ciências são renovadas e atualizadas a cada minuto que passa, um importante setor é esquecido e permanece quase estático, sem qualquer evolução considerável em sua metodologia.
A educação é desatualizada, mesmo com inúmeros recursos didáticos que são oferecidos pelo avanço da informática o ensino não recebe a importância necessária. A defasagem da área se entende desde a formação do professor, que é precária, até a atuação perante aos alunos em sala de aula, pois as escolas também não estão preparadas para receber novas crianças e adolescentes que vivem nesse mundo digitalizado.
Ligada também ao despreparo do professor, está à utilização de aulas práticas para a melhoria da qualidade de aprendizagem. Os professores não recebem na faculdade motivação ou metodologias que os ensinem como fazer uso das mesmas, o que os tornam completamente ligados ao uso errado do livro didático e às metodologias centenárias.
Aos poucos, em uma velocidade muito lenta, estão sendo implantadas nas escolas salas de informática, laboratórios de biologia e química, porém, esse é mais um problema que está relacionado com o despreparo do professor, pois os professores não sabem como lidar com os materiais
1 Graduanda do 5º semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS da cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES.
2
Graduanda do 3º semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS da cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES.Realidade docente e a utilização de aulas práticas como recursos didáticos; Revista Visão Acadêmica; Universidade Estadual de Goiás;
Novembro de 2011; ISSN 21777276; Cidade de Goiás; www.coracoralina.ueg.br
81
disponíveis ou então como utilizá-los. Assim, esses locais acabam por não

Relacionados