31373062

266 palavras 2 páginas
Boa tarde pessoal! Vou falar um pouco sobre o conceito de couraça para Reich. A couraça se forma no ego do individuo. A principio sofremos uma repressao sexual, que é o recalque em virtude ao medo consciente e inconsciente de ser punido por determinados desejos. A fim de manter essa repressao, conter esses desejos e energias reprimidos, o ego precisa ser transformado, entao, ele se enrijece.
O caráter se forma em defesa desse medo de ser punido. Quando essa defesa passa a ser automatica, ela evolui para o que chamamos de couraça caracterologica, e ela tem um equivalente muscular. Há na teoria reichiana dois tipos principais de caráter: o caráter genital e o neurótico. O genital é aquele em que o ego ainda controla a couraça, ele só a utiliza em situaçoes de desprazer, ele é dito como o saudável; já o neurótico é aquele em que a couraça ja nao é mais controlada pelo ego, ela se torna rígida. Com isso, predispoem o individuo a doenças, alem de impedir o individuo de se relacionar e ter realizaçoes pessoais. Ele nao mais utiliza a couraça em momentos de desprazer e sim em todo e qualquer tipo de momento. Nos centros reichianos, Reich se preocupava justamente no descouraçamento do paciente; ele desenvolve diversas tecnicas, algumas sao: respiraçao profunda e ataque direto nos músculos tensionados, as duas tecnicas sao utilizadas para desprender energias ou armazenar energias.
Para finalizar, Reich dizia que todos nós sofremos um adestramento cultural, em que a couraça é produto. A couraça é repassada de geraçoes a geraçoes, atraves de valores, cultura e

Relacionados