3 Periodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Reforma de Benjamim Constant tinha como ponto principal a liberdade do ensino como também a gratuidade de escola primaria .Uma das intenções dessa reforma era transformar o ensino em formador de alunos para cursos superiores e não apenas preparador.Outra intenção era substituir a predominância literária pela cientifica ,esta reforma foi bastante criticada;pelos positivista pois não respeitavaos princípios pedagógicos de Comte pelos que defendiam a predominância literária já que o que ocorreu foi acréscimo de matéria cientificas ás tradicionais,tornando o ensino enciclopédico.
É importante saber que o percentual de analfabetos no ano de 1900,segundo o Anuário Estatístico do Brasil do Instituto Nacional de Estatística,era de 75% .O Código Epitácio Pessoa,de1901,incluía a lógica entre asmatérias e retira a biologia, a sociologia e a moral,acentuando ,assim a parte literária em detrimento da cientifica.
A Reforma de Rivadavia Correa de 1911,pretendeu que curso secundário se tornasse formador do cidadão e não como simples promotor a um nível seguinte.
Retornando a orientação positivista,prega a liberdade de ensino,entendendo-se como possibilidade de oferta de ensino quenão seja por escolas oficiais,e de frequência.Alem disso prega ainda a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transfere os exames de admissão ao ensino superior para as faculdades .Essa reforma trouxe resultados desastrosos para a educação brasileira.
A Reforma de Carlos Maximiliano,em 1915,surge em função de se concluir que a Reforma de RivadaviaCorrea não poderia continuar .Esta reforma reoficializa o ensino no Brasil.
A Reforma João Luiz Alves introduz a cadeira de Moral e Cívica com a intenção de tentar combater os protestos estudantis contra o governo do presidente Arthur Bernardes.
Já a década de vinte foi marcada por vários fatos relevantes no processo de mudança das características políticas brasileiras.Foi nesta década queocorreu o Movimento dos 18 do forte(1922),a semana de Arte Moderna (1922),a fundação do Partido Comunista (1922), a Revolta Tenentista (1924) e a Coluna Preste (1924 a 1927).
Alem disso no que se refere á educação diversa reformas abrangentes foram realizadas dentro da educação abrangência estadual , como a de Lourenço Filho, no Ceará, em 1923 a de Anísio Teixeira, na Bahia,em 1925, a deFrancisco Campos e Mario Casassanta ,em Minas, em 1927 , a de Fernando de Azevedo, no Distrito Federal (atual Rio de Janeiro ), em 1928 e a de Carmeiro Leão em Pernambuco em 1928.
O clima dessa década
CRONOLOGIA

Ano | Historia da Educação no Brasil Republicano |
1989 | Ferreira Viana,Ministro do Império dizia ser fundamental formar “professores com a necessária instruçãocientífica e profissional ‘’.Em sua ultima fala do trono Sua Majestade pedia empenho para a criação de um ministro destinado aos negócios da Instrução Publica.Os alunos matriculados nas escolas correspondem a 12%da população em idade escolar. |
1890 | Com a Proclamação da Republica no Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca,torna-se Ministro da Instrução,Publica,Correios e TelégrafosBenjamim Constant Botelho de Magalhães.O Decreto 510,do Governo Provisório da Republica diz em seu artigo 62,item 5º que “o ensino será leigo e livre em todos os graus e gratuito no primário”.O índice de analfabetismo no Brasil é de 67%. |
1891 | A Constituição estipula o ensino leigo nas escolas publicas em oposições ao ensino religioso.É Ministro da Instrução Publica Correios etelégrafos:José Higino Duarte(interino) e Fernando Lobo Pereira. |
1892 | É extinto o Ministro da Instrução e a educação passou a constituir uma diretoria do Ministério da Justiça e Negócios Interiores,sendo Ministros Inocêncio Serzedelo Correia e Alexandre Cassiano do Nascimento. |
1893 | É criado em São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz e a Escola Politécnica. |
1984 | São Ministros da Justiça e...
tracking img